VIDA URBANA
Educação promove cultura de paz
Gerente executiva da Educação Estadual, contesta medida do MP e diz que câmeras nas escolas favorecem outras formas de violência.
Publicado em 14/09/2012 às 6:00
A Secretaria Estadual de Educação informou, por meio da gerente executiva Antonieta Nóbrega, que “a recomendação do Ministério Público, a rigor, não corresponde com a política de enfrentamento à violência de forma efetiva”. “Enquanto educadores, avaliamos que esta medida favorece a instituição de outras formas de violência, tanto com educando, educadores como com a própria escola em sua finalidade maior”, defendeu Antonieta Nóbrega.
A gerente informou que o enfrentamento à violência nas escolas estaduais é trabalhado por meio de ações que visam promover uma cultura de paz, construída no ambiente escolar, na família e no convívio social.
As ações realizadas na escolas são: orientação para inclusão do tema no Projeto Político Pedagógico das Escolas; realização de parcerias com as entidades públicas que desenvolvem projetos e ações voltados para combate à violência; mapeamento das escolas mais problemáticas e emblemáticas para estabelecimento de uma sequência de atividades voltadas para esta temática e implantação de políticas públicas que venham contribuir para a construção de uma cultura de paz nas escolas.
Outra ação é do desenvolvimento de ações e projetos que contribuem com a ampliação da consciência sobre o tema e estimula mudança de atitude.
Comentários