COTIDIANO
Mobilização por mais segurança
Manifestação durou cerca de três horas e causou um congestionamento de 3 Km. Apenas o trânsito de ambulâncias era permitido.
Publicado em 24/03/2012 às 6:30
Um protesto realizado na manhã de ontem no município de Soledade, no Cariri, bloqueou o trânsito na BR-230, prejudicando acesso dos veículos nos dois sentidos da rodovia. Manifestação durou das 9h até as 11h e foi motivado pela insegurança na região.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não esteve na mobilização, mas segundo informações repassadas pela Comissão pela Paz e Segurança, que é composta principalmente por comerciantes da cidade, o bloqueio ocasionou a formação de 3 Km de congestionamento.
“Apenas as ambulâncias podiam furar o bloqueio que foi feito na ponte da saída para Campina Grande. Foi um movimento pacífico, que surgiu diante da insegurança instalada na nossa região, situação bem diferente de outros períodos. Nós queremos que esse protesto possa chamar a atenção das autoridades sobre o aumento do número de assaltos que vem acontecendo”, disse Clebiano José de Brito, um dos representantes da comissão.
O agente de investigação da Polícia Civil de Soledade, Rogério Matias, informou que, apesar do protesto ser um pedido por segurança, os índices de criminalidade não demonstram o aumento da violência na cidade. “No ano passado, não registramos nenhum homicídio. O que acontece é que tivemos o registro de três assaltos recentemente, sendo que um deles envolveu até cárcere privado. Isso acaba assustando, pois a população não está acostumada a conviver com essas situações. Entretanto, são casos isolados e estamos trabalhando para desvendar esses casos”, afirmou. Ele disse ainda que o clamor por segurança é nacional e que a reivindicação dos manifestantes é justificável.
O capitão da 3ª Companhia do 10º Batalhão da Polícia Militar, Nailton de Sousa, acompanhou o protesto e informou que a população tem o direito de fazer reivindicações, mas o que aconteceu nesse protesto foi um atentado ao direito de ir e vir por ter bloqueado a passagem dos veículos. “O protesto foi encabeçado pelas autoridades políticas da cidade para chamar a atenção e para trazer urgentemente a 3ª Companhia de polícia para a cidade, mas não disponibilizaram uma estrutura para que a companhia se instale” completou.
Comentários