icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Luciano Agra assina protocolo de compromisso contra violência

Assinatura ocorreu durante café da manhã coordenado pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).

Publicado em 18/05/2010 às 15:38

Da Redação
Com Secom-JP


A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), representantes de entidades e órgãos governamentais ligados ao combate à violência contra a criança e o adolescente assinaram na manhã desta terça-feira (18) um Protocolo de Compromisso com o objetivo de efetivar as ações do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual. A assinatura ocorreu durante café da manhã coordenado pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), no Xenius Hotel, e contou com a presença do prefeito Luciano Agra.

Segundo o prefeito, a realização de reuniões como a ocorrida na manhã desta terça-feira (18) não pode ser um fato isolado, que acontece somente em virtude da data (18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), mas algo que deve ser constantemente pensado e discutido, por ser um tema de extrema complexidade.

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira, destacou avanços: “Não é só uma questão de leis, mas de políticas públicas. E neste ponto a Prefeitura tem atuado de forma contundente, por intermédio de uma ação coletiva que prevê melhorias em habitação, lazer e educação. A impunidade e a mentalidade da banalização da violência devem ser combatidas em várias vertentes”, afirmou. Siqueira também enfatizou a responsabilidade da mídia nesse processo, já que os meios de comunicação falam a multidões, e conclamou todos os presentes a se engajar no aprimoramento das ações que visam erradicar esse mal.

Também participou das discussões dessa manhã o procurador da República Guilherme Schelb, que elogiou a ação da PMJP e apontou uma crise moral e ética na sociedade como principal causadora da violência sexual contra crianças e adolescentes. “Atualmente há um enorme vazio moral, tudo é permitido. O valor que se transmite aos jovens é: se lhe faz bem, faça!”, criticou.

O prefeito Luciano Agra agradeceu as palavras do procurador e ressaltou que o
brasileiro não tem o costume de discutir problemas e buscar soluções, mas que essa característica pode – e deve – ser mudada. “A cidade é a nossa casa. O que acontece na nossa casa nos diz respeito, e por isso temos de ser responsáveis dentro dela. É a partir dessa visão que a Prefeitura de João Pessoa vai dar prioridade aos projetos de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes”, disse ele.

Além do prefeito, assinaram o Protocolo de Compromisso representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público do Trabalho (MPT), do Juizado da Infância e Juventude, das Polícias Federal, Militar, Rodoviária Federal, da Delegacia da Infância e Juventude, dos cinco Conselhos Tutelares de João Pessoa, do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente e da Rede de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual.

Ato Público

A programação relativa ao 18 de Maio prossegue nesta quarta-feira (19), com o seminário Enfrentamento do Abuso e da Exploração Sexual, das 8h às 18h, no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB. Às 14h, no Ponto de Cem Réis, será realizado um Ato Público contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com a participação de todos os atores do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes da Paraíba. Às 15h, haverá uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores de João Pessoa.

Também para esta quarta-feira (19) está programada uma série de atividades do Creas, em parceria com a Infraero, voltada para o Turismo. No dia 24 de maio, o Creas de João Pessoa realiza ainda o evento "Creas nos Trilhos", numa ação conjunta com os municípios do Conde, Sapé, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp