ECONOMIA
Cartão já atinge 90% das vendas
Publicado em 18/12/2011 às 8:00
Sinônimo de aumento da segurança para lojistas e de possibilidade de parcelamento do pagamento das compras para os consumidores, os cartões de crédito são cada vez mais usados. A estimativa da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB) é que cerca de 90% das compras realizadas na Paraíba sejam pagas com “dinheiro de plástico”.
A tendência de aumento do uso do cartão de crédito nos estados nordestinos é comprovada também por pesquisa nacional.
Segundo levantamento realizado pela Serasa Experian, o número de consumidores que adquiriram o primeiro cartão de crédito no Nordeste já supera o resultado da região Sudeste.
De acordo com a pesquisa, no Nordeste, o acesso ao primeiro cartão chegou a 43% das novas adesões de todo o país, enquanto que o Sudeste responde por 36%. Em 2009, a situação era inversa: 48,28% eram do Sudeste e 29,31%, do Nordeste.
Para o presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros, o aumento de adesões ao cartão de crédito pode significar mais segurança nas transações financeiras realizadas na Paraíba. “O cartão de crédito traz benefícios ao comércio como um todo, principalmente porque o empresário tem a certeza do recebimento do crédito”, ressaltou.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-PB), Eronaldo Maia, atenta ainda que com o pagamento em cartão o lojista não corre o risco de ficar com o prejuízo quando o consumidor atrasa o pagamento. “Quando recebe em cartão, o comerciante tem condições de não ter taxa de risco.
Com isto, o percentual do risco que iria incidir sobre o preço do produto diminui e isto é também um benefício para o consumidor”, afirmou.
Além da segurança, lojistas garantem que o “dinheiro de plástico” é a alternativa de pagamento preferida pelos próprios consumidores, que dividem o valor das compras em vários pagamentos. “A loja aqui abriu no dia 1º de setembro e já abrimos aceitando cartão de crédito porque se não fosse assim poderíamos perder muitas vendas. As vendas com cartão de crédito já chegam a 70%”, revelou a vendedora Liliane Ricardo, que trabalha em uma pequena loja de confecções no Centro de João Pessoa.
Com quatro cartões de crédito em seu nome, a dona de casa Maria da Penha de Oliveira, de 37 anos, comentou que às vezes é difícil controlar os gastos, mas diz que nunca atrasou os pagamentos. “Comecei a usar cartão de crédito há seis anos e graças a Deus nunca atrasei os pagamentos. Para mim, é bem mais fácil pagar com cartão que sair com dinheiro na carteira”, comentou.
Com o crescimento do acesso aos cartões, o consultor financeiro Erasmo Vieira alerta para o aumento do risco de inadimplência.
“Existem vantagens no uso do cartão de crédito, como você poder escolher o melhor dia para o pagamento de suas compras e poder comprar sem dinheiro, principalmente em uma emergência, mas também existe o risco de você gastar mais do que pode porque o limite é maior, além da possibilidade de perder o controle financeiro quando compra em várias parcelas e não confere sua fatura uma vez por semana”, alertou.
Para não gastar muito, a dona de casa Maria da Penha conta que tem algumas estratégias. “Prefiro dividir em no máximo seis vezes e nunca saio com mais de um cartão de crédito na bolsa.
Primeiro termino de pagar uma conta para só depois começar outra”, revelou.
Comentários