VIDA URBANA
Feira oferece atendimentos básicos em presídio
Detentas tiveram acesso a exames de glicemia capilar, verificação da pressão arterial e prática de esportes.
Publicado em 13/05/2012 às 8:00
Na última quarta-feira, as presas do Centro de Reeducação Maria Júlia Maranhão, comemoraram o Dia das Mães com uma feira de serviços na instituição. Durante quase duas horas, as detentas realizaram exames de glicemia capilar, verificação da pressão arterial e prática de esportes. Os trabalhos foram feitos em parceria com uma faculdade particular.
A detenta Nathaly Maria Ferreira de Andrade, 21 anos, foi uma das beneficiadas com os exames médicos. “Graças a Deus, que meus exames deram tudo normal. Isso me deixa ainda mais tranquila”, afirmou.
Outra presa que participou da feira de serviços foi Flávia da Conceição. Aos 21 anos, ela conta que está no presídio há quatro meses e sempre se preocupa com a saúde. “Usei muita droga e isso me prejudicou tanto que cheguei até a ter meu filho de forma precoce. Agora, fiz os exames e fiquei contente em saber que está tudo normal comigo”, declarou.
Os serviços médicos e as práticas de esportes foram feitos por estudantes de enfermagem e educação física de uma faculdade particular da Paraíba. A coordenadora da atividade, professora Kirlene Scheyla Viana, disse que as mulheres que apresentaram níveis alterados de glicemia ou pressão arterial foram orientadas a mudar os hábitos alimentares. “Recomendamos principalmente que elas reduzam a quantidade do consumo do sal e de gordura”, afirmou.
Segundo o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Washington França, além de cuidar da saúde, a feira de serviços é uma iniciativa que tem a finalidade de gerar bem-estar entre as detentas. “São trabalhos que valorizam a detenta e aumentam a autoestima delas”, observou. (Colaborou Nathielle Ferreira)
Comentários