VIDA URBANA
Doações de sangue diminuem até 40% durante janeiro em Hemocentro
Baixa no estoque é considerada como preocupante, de acordo com diretora-geral da unidade.
Publicado em 24/01/2018 às 7:00 | Atualizado em 24/01/2018 às 9:40
As doações de sangue registraram uma queda de até 40% na unidade do Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, durante as três primeiras semanas de janeiro. Segundo a Assessoria de Imprensa da unidade, à queda no número de doações é preocupante em questão da demanda que o Hemocentro atende nos hospitais em todo o estado. Por dia, a unidade tem registrado uma média de 122 doações, enquanto que o ideal seria de 150 até 200 doações.
Segundo a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes, a situação do estoque é considerada crítica. Segundo ela, para manter o nível considerado satisfatório dentro da condição estratégica de atendimento, seria necessário o registro de até 200 doações por dia, o que não tem acontecido. A média atual é de 122 doações.
Ainda de acordo com a diretora-geral, a unidade está trabalhando no desenvolvimento de ações para intensificar a captação de novos doadores, no sentido de recuperar o nível considerado satisfatório em estoque.
Como doar?
Para se tornar um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter a idade mínima de 16 anos e pesar pelo menos 50 quilos. Menores de 18 anos devem realizar o processo acompanhados pelos pais ou um dos responsáveis legais. A idade limite para doação é de 69 anos.
Antes do processo de doação, o voluntário deve apresentar um documento de identificação com foto e preencher um cadastro com informações pessoais, incluindo, o procedimento de avaliação médica.
A coleta do sangue demora em média até 15 minutos. De cada pessoa é retirada a quantidade de 450 ml de sangue, o suficiente para salvar a vida de até quatro pessoas.
A unidade do Hemocentro em João Pessoa fica localizado na Avenida Pedro II, nº 1119. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados das 7h às 17h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3218-7698.
Comentários