COTIDIANO
Disp prevê redução de 10% nos crimes
Distrito irá atender cinco bairros da zona leste da capital que receberá outras unidades de policiamento integrado ainda este ano.
Publicado em 03/02/2012 às 6:30
Com a expectativa de reduzir em pelo menos 10% o índice de criminalidade em bairros da Zona Leste de João Pessoa, foi inaugurado ontem pelo governador Ricardo Coutinho, o 1º Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), no bairro de Manaíra. A ação integrada entre as polícias Civil e Militar vai garantir a segurança da população e será um recurso a mais no combate ao crime.
De acordo com o secretário de Segurança do Estado, Cláudio Lima, o Disp faz parte de um projeto de compatibilização das Áreas Integradas de Segurança Pública. Conforme o planejamento da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds), o Estado foi dividido em três grandes regiões, que compreendem 19 áreas onde serão implantados 66 distritos integrados de segurança pública.O objetivo é reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e os Crimes Violentos Patrimoniais (CVP). A modalidade integrada de policiamento deve ser estendida para outros locais ainda este ano.
O Disp vai atender à população dos bairros do Bessa, Jardim Oceania, Jardim Aeroclube, Manaíra e São José. No local já funciona uma Central de Flagrantes, a 1ª Companhia de Policiamento e uma Unidade de Polícia Civil. A Unidade de Polícia Solidária, inaugurada ontem no bairro São José, também será subordinada ao Disp.
O delegado Eribelto Antônio é o delegado titular do Disp e já planeja ações integradas à Polícia Militar. “O bairro de Manaíra foi escolhido para receber o 1º Distrito, com base em estatísticas de crimes que mostraram que essa era uma região preocupante. Nós vamos fazer um levantamento da área e trabalhar para que possamos apresentar um resultado positivo,” disse Erilberto Antônio.
Nas áreas atendidas pelo Disp havéra rondas constantes por trio de policiais em motocicletas e viaturas. Algumas áreas periféricas serão atendidas por vans utilizadas para deslocar o efetivo. O capitão M. Lima, comandante do policiamento militar do Disp, revelou que a PM já dispõe de uma mapeamento sobre a atuação dos criminosos que atuam no bairro São José.
“O setor de inteligência do Estado Maior Estratégico da PM tem todo o mapeamento da região e nos fornece constantemente informações específicas sobre possíveis criminosos que atuam na área. Estamos trabalhando no bairro São José desde o mês de dezembro e já observamos que houve redução no número de homicídios, nosso objetivo é combater o tráfico de drogas, o que consequentemente vai refletir na diminuição de assaltos e homicídios,” explicou o capitão M. Lima.
Equipamentos
A Secretaria de Segurança entregou ontem aos policiais militares e civis 700 pistolas, 60 armas longas, 52 motos e mil coletes à prova de bala.
Comentários