icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Orquestra Sinfônica da PB voltará em maio

OSPB está preparando sua volta na programação da 14ª edição do Festival Nacional de Arte - Fenart.

Publicado em 03/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:21

“Estamos trabalhando para oferecer à população o melhor repertório possível”, garante Luiz Carlos Durier, Maestro-Titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), que está preparando sua volta na programação da 14ª edição do Festival Nacional de Arte (Fenart), previsto para maio.

O evento marcará a reinauguração do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, após a sua primeira grande reforma em mais de 30 anos de existência do equipamento, com um investimento de R$ 20 milhões.

De acordo com Durier, além de uma sala exclusivamente para ensaios, a orquestra terá a sala de concertos no ex-Cine Banguê, que será rebatizado, mas o novo nome permanecerá em suspense até o Fenart. “A sala foi repensada, refeita e melhorada”, informa. “A orquestra vai ficar mais perto do público, o palco será maior e terá um novo tratamento acústico”.

Praticamente inativa no ano de 2013, a OSPB apresentou Luiz Carlos Durier como seu novo regente em setembro, substituindo o maestro gaúcho Alex Klein (que tinha assumido a OSPB em janeiro de 2012).

“A parada foi estratégica para repensar as atividades, principalmente a educacional”, explica Durier. “Não queríamos colocar expectativas que não sejam concretas. Não se faz uma orquestra da noite para o dia. Temos que refazer toda a estrutura e sonoridade, pensar num repertório tecnicamente e artisticamente recente”.

O maestro frisa que a sinfônica inaugurará arranjos da MPB e que o Fenart está entrando em contato com um grande artista popular para participar da abertura do evento junto com a orquestra. Segundo Durier, a seção Jovem também participará do festival, que terá como homenageado da edição o escritor Augusto dos Anjos (1884-1914).

Fundada em 4 de novembro de 1945 pelo professor Afonso Pereira da Silva, a OSPB em breve estará de volta para dar procedimento ao seu tradicional legado musical para o Estado. “A orquestra sempre vai tocar bonito e bem!”, garante o seu maestro-titular.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp