ECONOMIA
Evento apresenta indicadores e tendências de consumo na PB
Lançamento de publicação do Sebrae na próxima segunda-feira, 31, mostra a força e a representatividade das micro e pequenas empresas na economia do Estado.
Publicado em 28/05/2010 às 7:39
Da Redação
Com assessoria do Sebrae
Os principais indicadores econômicos e sociais das micro e pequenas empresas do Estado foram reunidos na publicação “Paraíba: um mosaico de oportunidades”, que será lançada pelo Sebrae Paraíba na próxima segunda-feira (31) no auditório do hotel Caiçara, às 19h, em João Pessoa. O evento é dirigido às representações empresariais, institucionais e entidades de classe, além da imprensa.
Antes do lançamento, o diretor da empresa IPC Marketing Editora, Marcos Pazzini, vai ministrar a palestra sobre “Tendências de mercado e de consumo na Paraíba”. A empresa IPC Marketing, presente há 33 anos no mercado brasileiro, divulga anualmente o índice de potencial de consumo do país, dos estados e dos municípios. Na palestra ele vai abordar para onde vai o consumo dos R$ 27, 8 bilhões do consumo dos paraibanos em 2010.
Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, a publicação é mais uma contribuição para a sistematização de dados e informações das diversas atividades econômicas do Estado para a construção de políticas públicas. "Os gestores públicos que não dispõem de dados de sua economia local ficam impossibilitados de não apenas construir políticas públicas com maior eficácia, mas de fazer um planejamento mais adequado à sua realidade, tendo como estratégia, inclusive, o fortalecimento dos pequenos negócios que estão presentes de forma informal ou formal nos 223 municípios do Estado”, declarou.
Júlio Rafael acrescentou ainda que a publicação, que será distribuída com todos os parceiros, instituições e órgãos da imprensa, foca também na transparência. “A boa governança começa com a transparência de informações das instituições para parceiros e sociedade. A publicação traz, por exemplo, o orçamento do Sebrae Paraíba detalhado em 2010”, informou.
A publicação, que foi dividida em duas partes, mostra a força e a representatividade dos negócios de micro e pequeno porte na economia do Estado, que gerou no ano passado mais de 95% dos 13,2 mil postos formais e participa com uma média de 88% do universo das empresas formalizadas nos últimos quatro anos, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado.
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