COTIDIANO
Mantega vê crescimento maior da economia no 2º semestre
Para o ministro, avanço do PIB deve ser de 2% a 3% no 3º trimestre. 'Brasil está tendo uma recuperação rápida da crise econômica', disse ele.
Publicado em 11/09/2009 às 13:36
Do G1
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (11), em São Paulo, que o crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, em relação aos três meses imediatamente anteriores, mostra que o país tem condições de registrar expansão de 1% em 2009. "O Brasil está tendo uma recuperação rápida da crise econômica, talvez um dos países com a recuperação mais rápida", disse o ministro da Fazenda.
Mantega afirmou também que a economia deve ter crescimento de 2% a 3% no terceiro trimestre, em relação ao período imediatamente anterior. Para o ministro, o efeito da crise financeira na economia brasileira foi temporário. Segundo ele, a recuperação está ocorrendo em forma de "V". Ou seja: veio de um período de alta, sofreu uma fase de baixa e agora está voltando a um bom resultado. Diante disso, o ministro ressaltou que o país deve ter expansão de 4,5% em 2010.
Do ponto de vista puramente matemático, de acordo com economistas, como o resultado do PIB mostra uma retração acumulada de 1,5% no primeiro semestre, o PIB brasileiro teria que crescer 3,4% entre julho e dezembro para garantir expansão de 1% ao fim do ano. Se a expansão ficar em 2,4% no segundo trimestre, o resultado do PIB será positivo em 0,5%.
Comentários