VIDA URBANA
Autódromo Internacional da PB inaugura reta principal neste domingo
Autódromo Internacional da Paraíba inaugura reta principal neste domingo com festival de arrancadas em São Miguel do Taipu.
Publicado em 24/01/2016 às 8:00
Depois de anos de espera, parece que finalmente a Paraíba vai ganhar um autódromo internacional. O circuito, que promete revolucionar o automobilismo no Nordeste, está sendo construído em São Miguel de Taipu, na altura do quilômetro 3 da PB-082. E antes que os mais céticos questionem o projeto, é bom lembrar que a primeira parte do autódromo será inaugurada hoje, no Nordeste Drag Racing, um festival de arrancada que promete trazer pilotos de vários Estados.
É bem verdade que a inauguração completa do Autódromo Internacional da Paraíba ainda vai demorar. Na verdade, ainda não existe sequer uma data prevista. Para hoje, apenas os 700 metros da reta serão utilizados.
"Eu me sinto recompensado, depois de tantos anos buscando um espaço como esse. E o melhor é que estamos vendo essa ideia evoluir e dando aquele retorno que tanto esperávamos. O público paraibano adora o automobilismo e isso a gente percebe desde os tempos do Mário Andreazza", lembrou Fernando Monteiro, proprietário do autódromo, lembrando os tempos áureos do kart em João Pessoa.
Desta vez, com um equipamento completo e dentro dos padrões exigidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo, promete ter condições de receber disputas de corrida de qualquer categoria. O sonho é, no futuro, rivalizar com Caruaru e Fortaleza, únicas cidades nordestinas com autódromo aprovado pela CBA. E, quem sabe, trazer uma etapa da Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro.
Em relação ao evento-teste de hoje, a expectativa é a melhor possível. Não só pela participação de vários pilotos do Nordeste, mas também por ser uma modalidade do automobilismo que ganha cada vez mais simpatizantes.
"A categoria arrancada é a que mais cresce no país. Já organizamos eventos desse tipo em Caruaru e agora estamos trazendo para a Paraíba, aproveitando essa estrutura do Autódromo Internacional", explicou Elton Andrade, organizador do Nordeste Drag Racing.
Em relação à estrutura para esse evento, Elton se mostrou tranquilo e acredita numa grande presença de público. "O público vai ficar em cima do paddock, com toda segurança. Também haverá uma lanchonete e banheiros públicos. O nosso objetivo é inibir os rachas nas ruas e trazer a emoção para um autódromo", finalizou Elton Andrade. (Especial para o JP)
Conheça o autódromo.
Três traçados diferentes: O Autódromo Internacional da Paraíba conta com três trechos de pistas: a principal com 3.437km de extensão, uma secundária com 3.024 km e a perimetral de 2.565 km. Serão 30 boxes em dois planos, com espaço para uma possível duplicação.
O local ainda conta com camarotes na área superior do paddock. Seguindo o caderno de exigências da FIA, também haverá centro médico, 20 banheiros públicos e até uma pousada.
Próximas etapas: Após a finalização dessa primeira etapa do Autódromo Internacional da Paraíba, será levantado um centro administrativo, onde irá funcionar o escritório, a sede da Federação Paraibana de Automobilismo (FPA), além de um museu contando a história de pilotos brasileiros.
"Só vamos ter uma ideia de prazo de finalização após essa abertura. É muito difícil trabalhar com patrocinadores. Vamos ver a aceitação e aí a gente fala em prazo", falou Fernando Monteiro.
Infraestrutura para hoje: Para o Nordeste Drag Racing, neste domingo, haverá estacionamento para visitantes na área interna e será cobrado um valor de R$ 5,00 por veículo ou R$ 2,00 para motos.
O público ficará num ambiente coberto, próximo à reta de disputa. Ainda terá ilhas de lanches para comidas e bebidas, com praças de food trucks, banheiros químicos e tendas. O evento começa às 9h e a previsão da organização é que só termine à tarde.
Como chegar? Para quem ainda não sabe onde fica o Autódromo Internacional da Paraíba, chegar em São Miguel do Taipu é mais fácil do que se imagina.
O acesso é pela BR 230 (sentido João Pessoa – Campina Grande), na altura do km 61, faz o retorno, em frente ao Condomínio GreenVille, e segue numa pista lateral. Todo mundo vai saber informar.
Saindo de João Pessoa, são 46 quilômetros. Já de Campina Grande, 97 quilômetros.
Comentários