CULTURA
Cineclubes abordam maio de 68
Programação especial exibe clássicos do cinema a partir desta sexta-feira na UFPB e no Casarão 34, no Centro.
Publicado em 30/05/2008 às 10:55
Por Karoline Zilah
Não é só de cinemas multiplex, teatros e apresentações musicais que é feita a programação cultural de João Pessoa. A partir desta sexta-feira (30), a cidade conta com exibições especiais de cineclubes, que farão sessões temáticas abordando os quarenta anos da revolução de maio de 1968, ocorrida na França.
Para quem gosta de clássicos do cinema, as mostras dos cineclubes do Sindicato dos Professores da Universidade Federal da Paraíba (Aduf-PB) e do Casarão 34, da Prefeitura de João Pessoa, serão uma boa oportunidade para poder debater e prestigiar produções de renomados diretores, como Glauber Rocha e Jean-Luc Gordard.
A Aduf-PB deverá exibir nesta sexta o documentário “Barra 68”, do cineasta paraibano Vladimir Carvalho, que fala sobre a luta pela criação da Universidade de Brasília. O filme será apresentado às 14h, no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, na UFPB.
Já o cineclube do Casarão 34, que fica na praça Dom Adauto, no Centro, também discutirá os acontecimentos de maio de 68, tendo destaque na sexta-feira o filme “A Chinesa”, de Jean-Luc Godard, às 19h. Uma mesa redonda está programada para as 16h, reunindo Bráulio Tavares, Jomard Muniz de Brito, Luiz Carlos Vasconcelos e Carlos Aranha. Para o sábado e o domingo, os cinéfilos poderão conferir, respectivamente, o nacional “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, e “A Insustentável Leveza do Ser”, de Philip Kaufman, sempre às 19h.
Comentários