CULTURA
Confira as principais adaptações da história de Frankenstein no cinema
História que completa 200 anos em 2018 deu origem ao gênero de terror nos livros.
Publicado em 11/02/2018 às 7:00 | Atualizado em 12/02/2018 às 10:28
Em 2018, um dos grandes clássicos da humanidade completa 200 anos de criação. Frankenstein, considerada a primeira obra de ficção-científica, foi publicada a primeira vez em 1818. O romance foi escrito por Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. Para homenagear ao livro que deu origem a toda uma linha da literatura de horror e de ficção científica, o JORNAL DA PARAÍBA listou as principais adaptações pro cinema.
A primeira adaptação cinematográfica foi produzida por Thomas Edison, em 1910. No filme, Charles Ogle estava no papel da criatura criada. Naquela época, o cinema estava dando os primeiros passos e as produções não possuíam diálogos, já que as câmeras não tinham capacidade de capturar som com qualidade. Com 13 minutos de duração, a adaptação está disponível no YouTube. O visual do monstro era completamente diferente do clássico Frankenstein.
Em 1931, a Universal Pictures produziu uma das mais famosas adaptações conhecidas. Dirigida por James Whale, o filme trouxe a aparência mais conhecida do monstro, com uma cabeça chata, eletrodos no pescoço e movimentos pesados e desajeitados - apesar do livro descrever a criatura como extremamente ágil. O filme, que se tornou um clássico do cinema, tinha Boris Karloff como o Monstro.
O primeiro encontro do Frankenstein com o Lobisomem aconteceu em 1943, no filme Frankenstein Encontra o Lobisomem. O monstro foi interpretado por Bela Lugosi, ator que nasceu onde hoje é a Romênia.
A adaptação que possui a descrição que mais se assemelha ao monstro do livro é intitulada Mary Shelley's Frankenstein, dirigida por Kenneth Branagh e lançada em 1994. Além de dirigir, o próprio Branagh da vida a Vitctor Frankenstein. Robert De Niro faz o monstro e Helena Bonham Carter como Elizabeth. Ao contrário do clássico personagem verde, Shelley descreve o monstro com uma aparência pálida, cadavérica. Alguns anos antes, outra adaptação seguiu a mesma descrição do monstro presente no livro. Em 1972, David Prowse - conhecido por interpretar o Darth Vader - faz um Frankenstein pálido, porém com as descrições tradicionais - a testa longa, cabeça chapada. Frankenstein and the Monster from Hell dirigido por Terence Fisher traz, ainda, Peter Cushing e Shane Brian.
Além de ser revolucionária, a história de Frankenstein serviu de inspiração para outras produções, principalmente para filmes de Tim Burton, como Edward Mãos de Tesoura (1990) e Frankenweenie (2012). Na primeira produção, assim como o monstro, Edward foi criado por um cientista. Na segunda produção, Tim Burton se inspira na criação do monstro para reviver Sparky, o cachorro de Victor Frankestein - o nome é outra referência à história de Shelley.
Comentários