ESPORTES
Confira fatos do esporte da PB de agosto
Mês foi marcado pela troca de parceiro de Ricardo no vôlei de praia.
Publicado em 28/12/2011 às 8:00
Um ano, três parceiros. Este é o balanço do campeão olímpico Ricardo em sua busca de encontrar o jogador ideal para as Olimpíadas de Londres, em 2012. E quando todos pensavam que o veterano Márcio seria o escolhido, eis que o baiano decidiu mudar tudo, surpreendendo o mundo do vôlei de praia no mês de agosto.
Primeiro, ele anunciou a separação do cearense, com quem disputou 15 etapas do Circuito Mundial e venceu uma, em Stavanger, na Noruega. Apesar do retrospecto discreto, Ricardo e Márcio se mantinham com uma boa vantagem na zona de classificação para Londres.
O escolhido, então, foi o carioca Pedro Solberg. Mas uma fatalidade acabou impedindo que a dupla se consolidasse. É que Solberg foi pego no exame antidoping e suspenso preventivamente pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Sem muitas opções, Ricardo teve que recorrer ao ex-parceiro de Solberg, Pedro Cunha, com quem iniciou uma nova dupla até que a situação se resolvesse.
O “problema” é que a dupla improvisada deu muito certo. A estreia foi com um quinto lugar na etapa de Stare Jablonki, na Polônia. Em seguida, o primeiro título, em Klagenfurt, na Áustria, no primeiro torneio do Circuito Mundial no mês de agosto.
“A ideia era jogar apenas algumas etapas com o Pedro Cunha e depois retomar a dupla com o Solberg, assim que ele se livrasse da acusação de doping. Mas isso demorou muito e ao mesmo tempo consegui ótimos resultados com o Pedro Cunha. Por isso, decidimos manter a dupla para tentar a vaga nos Jogos de Londres”, frisou Ricardo.
A novela envolvendo a nova dupla de vôlei de praia brasileiro dominou os noticiários do mês de agosto, e claro, repercutiu também na Paraíba. Isso porque Ricardo e Pedro Cunha decidiram montar toda a base de treinos em João Pessoa – com Márcio, o baiano revezava os treinamentos na capital paraibana e em Fortaleza.
ÍNDICE OLÍMPICO
O paraibano Kaio Márcio ficou muito perto de garantir a vaga em sua terceira Olimpíada. Isso porque a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou as regras para obtenção do índice para Londres, validando os tempos conseguidos pelo nadador do Fluminense no Troféu Maria Lenk.
OS PRINCIPAIS FATOS QUE MARCARAM O MÊS DE AGOSTO
Hulk volta a ser convocado, Simões deixa o Campinense e Jailma Sales se garante no Pan de Guadalajara
APOSENTADORIA
O paraibano Fininho reuniu os amigos para um jogo de despedida em João Pessoa. A nova geração do judô paraibano continuou brilhando. Desta vez, no Campeonato Brasileiro sub-15, disputado em Aracaju. Foram três medalhas: a prata, com Rute Macedo (categoria até 58kg), e bronze com Makoto Koda (até 40kg) e com Hugo Bezerra (até 53kg).
DE SAÍDA
Contratado em meio ao Campeonato Paraibano, o técnico Maurício Simões deixava mais uma vez a Raposa na mão. Ele rescindiu o contrato depois de apenas duas rodadas da Terceirona para assumir o Salgueiro, lanterna da Série B. Apenas quatro entraram na disputa da Copa Paraíba: Auto Esporte, Botafogo, Sousa e Treze.
HULK NA SELEÇÃO
O técnico Mano Menezes resolveu apostar no paraibano Hulk como novo camisa 9 da Seleção Brasileira. O atacante do Porto foi convocado para o amistoso contra Gana, em Londres. Como o CSP ficou fora da disputa, o Auto Esporte fechou com o técnico Ramiro Sousa para a Copa Paraíba sub-21.
CANGACEIRO
Se João Pessoa ganhou projeção por abrigar a mais nova dupla do vôlei de praia mundial, também ganhou destaque nas categorias de base. É que a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) confirmou o paraibano Vítor Felipe, ao lado do carioca Marcos Vinícius, como uma das duplas representantes do país no Campeonato Mundial sub-21, no Canadá.
MAIS UMA NO PAN
Outra grande notícia para o esporte paraibano em agosto foi a confirmação da equipe do atletismo que iria disputar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Entre os 61 atletas, o nome da paraibana Jailma Sales de Lima, inscrita em duas provas: os 400m com barreiras e o revezamento 4 x 400. Ela se juntou a Kaio Márcio e Bruna Brunnett.
Comentários