CULTURA
Dia de Iemanjá: veja canções da MPB que reverenciam a Rainha do Mar
Iemanjá foi musa inspiradora para composições que se tornaram clássicas.
Publicado em 02/02/2018 às 10:07 | Atualizado em 02/02/2018 às 17:50
“Dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá”. Os versos ecoados pela canção do cantor pernambucano Otto é apenas uma das homenagens à 'Rainha do Mar', orixá africano reverenciado por grandes intérpretes e compositores da música brasileira. Nesta sexta-feira (2), o JORNAL DA PARAÍBA levantou algumas das canções feitas para a deusa de cabelos negros e olhos pretos como jabuticaba que inspirou tantos artistas.
Mais tradicionalmente festejada no Rio Vermelho, em Salvador, a festa de Iemanjá foi tema de composições de grandes nomes da MPB vindos da Bahia, como Maria Bethânia, Gal Costa, Dorival e Nana Caymmi, além de Gilberto Gil na clássica 'Iemanjá', composição dele em parceria com Othon Bastos.
Gilberto Gil
Dorival Caymmi
Interpretadas por dezenas de vozes desde a sua primeira gravação, em 1959, a música Dois de Fevereiro, de Dorival Caymmi exalta Iemanjá como a deusa da fecundidade e da proteção. Dentre as estrelas da MPB que gravaram a célebre composição estão Maria Bethânia, Gal Costa e a filha do compositor, Nana Caymmi.
Maria Bethânia
A diva Maria Bethânia também eternizou os atributos poderosos da Rainha do Mar na canção 'Iemanjá, Rainha do Mar' em mais um dos clássicos da MPB. "Quanto nome tem a Rainha do Mar? Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Inaê, Sereia, Mucunã, Maria, Dona Iemanjá", elenca a canção, que também lista os mimos preferidos do Orixá: "O que ela adora? Perfume, Flor, espelho e pente. Toda sorte de presente pra ela se enfeitar".
Marisa Monte
Outra musa da MPB, a cantora Marisa Monte emprestou sua voz para reverenciar a Rainha do Mar lembrando do misticismo e lenda que permeia o orixá africano. "Olha o canto da sereia. Lalaó, oquê, ialoá. Em noite de lua cheia ouço a sereia cantar".
Pepeu Gomes
Fato é que a Rainha do Mar inspirou ritmos variados e extrapolou os limites da MPB, alcançando composições em reggae, pagode, soul music e também o pop, como na música 'Sexy Iemanjá', de Pepeu Gomes. A canção foi tema de abertura da novela Mulheres de Areia, da TV Globo, e virou hit nos anos 1990 ao evocar Iemanjá como uma mulher sensual de um amor que incendeia. "A noite vai ter lua cheia".
Otto
O pernambucano Otto também fez suas homenagens, com sua 'Janaína', inserido no álbum Certa Manhã Acordei dos Sonhos Intranquilos, gravado em 2009. A música, em tom de mantra, ecoa os poderes de Iemanjá ensinados por um "velho orixá para oxalá" na tradicional festa para a Rainha do Mar realizadas em Rio Vermelho, Salvador, na Bahia.
Comentários