icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Choque elétrico causa a morte de 20 pessoas na Paraíba em 2015

Dados da Abracopel mostram que no ano passado a Paraíba teve o 4º maior índice do Nordeste.

Publicado em 07/02/2016 às 7:59

Em casa, no ambiente de trabalho ou em qualquer outro local onde exista a presença e passagem de corrente elétrica, é comum o registro de pessoas que se acidentam em decorrência do choque elétrico, que pode levar ao óbito ou provocar graves ferimentos nas vítimas. No ano passado, a Paraíba registrou 20 mortes e ocupou a quarta posição no ranking do Nordeste em número de mortes por 100 mil habitantes causadas por descarga elétrica. Os dados são do estudo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Quanto ao registro de ocorrências de primeiros socorros em relação aos atendimentos de vítimas de choques, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) alega que não tem como quantificar isso, pois os atendimentos de socorro são raros e muitas vezes não notificados, as pessoas possuem o hábito de nesses casos apenas acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o tenente Cícero Silva, do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM), apesar de ser um acidente comum, as pessoas não costumam esperar por atendimento especializado quando há ocorrência desse tipo. Geralmente as vítimas são conduzidas imediatamente por populares ou familiares ao hospital. O bombeiro ressalta que é preciso tomar certos cuidados dentro de casa, verificar os fios dos aparelhos domésticos, fiação do sistema elétrico e estado das tomadas e demais pontos de passagem de energia elétrica. Ao detectar qualquer irregularidade, é importante procurar um especialista e jamais tentar resolver o problema.

“As principais causas de choque elétrico acontecem pela falta de manutenção nos utensílios elétricos, muitas vezes os fios estão velhos, instalações inadequadas, e as pessoas muitas vezes vão tentar fazer manutenção sem o conhecimento técnico e acabam manuseando algum equipamento indevido e com isso recebe alguma descarga elétrica”, frisou o bombeiro Cícero Silva.

Segundo o tenente, um exemplo clássico e muito comum é a troca de lâmpada. Muitas pessoas não sabem, mas o correto é desligar o quadro de energia geral. “É muito comum a lâmpada queimar e a pessoa trocar com a energia ligada, se pegar no bocal ou na extremidade em alumínio da lâmpada, o risco é grande de descarga elétrica. Isso acontece também ao ajeitar um mau contato da lâmpada, a gente nunca imagina que naquele local há risco de choque”, alertou.

Uma forma de evitar o choque é não pegar no fio de um aparelho eletrônico. O correto é segurar no plug. “Muitas pessoas ainda conservam o hábito de ao retirar o plug da tomada, pegar no fio. Acontece que com o tempo, os fios vão se partindo, a camada isolante do fio vai se desgastando fazendo com que a energia passe. No que se pega no fio, sem ver, acaba recebendo a descarga”, explicou o bombeiro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp