CULTURA
'Serra Pelada' mostra corrida ao ouro em 80
Filme que estreia neste sexta (18) nos cinemas é dirigido por Heitor Dhalia (O Cheiro do Ralo).
Publicado em 18/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:18
Cinco mil hectares de terra prometida. Serra Pelada, localizada no Pará, é literalmente uma mina de ouro. Muitos garimpeiros, na década de 80, largaram suas vidas para se lançarem em uma caça ao tesouro.
O filme Serra Pelada (Brasil, 2013), que estreia hoje nos cinemas, conta a história de gente assim: Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade), amigos que ficaram empolgados ao tomar conhecimento do maior garimpo a céu aberto do mundo.
O filme, dirigido por Heitor Dhalia (O Cheiro do Ralo), tem no elenco principal atores como Wagner Moura, Sophie Charlotte e Matheus Nachtergaele ele.
A trama se desenvolve quando os personagens principais deixam São Paulo para Serra Pelada. O objetivo não poderia ser outro: ouro. Mas tudo muda: Juliano se torna um gângster e Joaquim esquece os valores que sempre prezou.
O filme entra em cartaz em três salas de João Pessoa, no Box Cinépolis Manaíra, CinEspaço e CineSercla Tambiá, no Shopping Tambiá.
O êxodo de pessoas procurando ouro na década de 1980 na Serra Pelada foi verídico e ficou conhecido como a corrida do ouro moderna. A fama tornou o local cenário de outro filme, a comédia Os Trapalhões na Serra Pelada (1982), dirigido por J.B Tanko.
Comentários