VIDA URBANA
Pessoas que se vacinaram contra febre amarela devem esperar 30 dias para doar sangue
Medida é necessária pois a vacina pode alterar o resultado dos exames realizados antes da doação.
Publicado em 09/02/2018 às 16:18
Quem tomou a vacina contra a febre amarela e é doador de sangue deve ficar atento às restrições após a imunização. De acordo com o Hemocentro da Paraíba, pessoas que se vacinaram devem esperar 30 dias antes de poder doar sangue.
Conforme a enfermeira do Hemocentro Aline Sousa, a medida é necessária pois a vacina pode alterar o resultado dos exames realizados antes da doação. "Para evitar resultados dúbios, o Hemocentro toma essa precaução", explica.
Segundo ela, treze pessoas que tomaram a vacina foram impedidas de realizar a doação durante o mês de janeiro em João Pessoa. A perda é importante - principalmente durante o período de Carnaval, quando a demanda aumenta e as doações caem. "A gente pede que as pessoas primeiro realizem a doação, e só então tomem a vacina", apela Aline Sousa.
Além disso, pessoas que viajaram para áreas de risco e retornaram também devem esperar 30 dias antes de poderem doar sangue, mesmo que já tenham tomado a vacina.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar alimentado, tendo preferencialmente ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Funcionamento no carnaval
O Hemocentro vai funcionar normalmente no sábado (10), com atendimento das 7h às 17h. Na segunda-feira (12), o horário será de 7h ao meio-dia. O órgão estará fechado na terça (13).
Comentários