ECONOMIA
Indústria ainda sem sinal de recuperação
Recuo no faturamento do setor industrial foi de 2,4% no mês de julho; apesar disso salários pagos aos trabalhadores continuam em alta.
Publicado em 06/09/2012 às 6:00
A indústria ainda não dá sinais nítidos de recuperação no segundo semestre, divulgou ontem a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Os indicadores de julho vieram com sinais contraditórios, segundo a instituição.
De acordo com a pesquisa da CNI, o faturamento real do setor recuou 2,4% naquele mês ante junho, já considerando fatores sazonais. As horas trabalhadas também caíram 0,3% na mesma base de comparação. Na avaliação da confederação, esse indicador revela uma dificuldade do setor para entrar em trajetória de recuperação.
Por outro lado, o emprego industrial cresceu pelo terceiro mês seguido, avançando 0,2% em julho. A capacidade instalada em utilização pelo setor também avançou, passando de 80,7% em junho para 81,6% no mês seguinte.
Apesar do ritmo de atividade fraco da indústria, os salários pagos aos trabalhadores continuam em alta. O crescimento em julho ante junho foi de 3,4% acima da inflação. A expansão dos salários, porém, perde fôlego há três meses.
Comentários