CULTURA
De (novo) caso com a máfia
Estreia neste domingo 'Luck' mais uma série televisiva sobre a máfia.
Publicado em 05/02/2012 às 8:00
Depois de dar suas rajadas de balas em filmes que abordam o submundo do crime como Fogo contra Fogo (1995) e Inimigos Públicos (2009), o diretor Michael Mann invade a TV como Martin Scorsese na premiada Boardwalk Empire, série sobre a máfia na época da (verdadeira) Lei Seca.
O cineasta norte-americano fará todas as suas apostas, focinho a focinho, em Luck, seriado que explora a vida de um mafioso viciado em corridas de cavalo. A mesma 'sorte' de Scorsese, que tem um ator do cacife de um inspirado Steve Buscemi encabeçando o elenco de Boardwalk, Mann possui a interpretação do oscarizado Dustin Hoffman como protagonista. Além do tema, ambos os seriados têm em comum a marca da HBO.
Mann idealizou em parceria com David Milch, criador de Deadwood, faroeste ganhadora de oito Emmys. O diretor conduzirá o episódio piloto, 'Não dê chance para o azar', que será exibido no Brasil neste domingo, pelo canal fechado da HBO, a partir das 20h.
Agentes, treinadores, aspirantes a jóquei, autênticos corredores do Salão da Fama, apostadores e mafiosos fazem parte do universo de Luck, a aposta da HBO para 'substituir' a Família Soprano.
JOGO DE DEGENERADOS
Ambientada na Califórnia, Luck dá a largada quando Chester 'Ace' Bernstein (Hoffman) ganha a liberdade após três anos preso em uma penitenciária federal. Viciado em jogo, Bernstein retorna aos negócios depois de se encontrar com seu antigo motorista e guarda-costas, Gus Economou (Dennis Farina, o Joe Fontana de Law & Order), que se passa por um dono de um cavalo irlandês avaliado em dois milhões de dólares.
"A ideia é que a série proporcione imersões em um mundo no qual a sorte, combinada com certas habilidades, tem a capacidade de transformar vidas. É um universo de jogadores degenerados", explicou Mann em entrevista à Entertainment Weekly.
Ao mesmo tempo, um puro sangue é apresentado por um talentoso treinador peruano de má reputação (John Ortiz, de O Gângster e Inimigos Públicos) e sua namorada veterinária (a também de Law & Order Jill Hennessy). Em paralelo, o treinador Walter Smith (Nick Nolte, indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante por Guerreiro) está otimista em relação ao seu promissor 'Big Horse'.
Quatro jogadores sem controle (Kevin Dunn, Ritchie Coster, Jason Gedrick e Ian Hart) apostaram suas escassas economias seguindo a intuição de um deles.
Aos 70 anos, o 'pequeno grande homem' Dustin Hoffman está à vontade para interpretar um mafioso, vide seus papéis de gângsteres em A Cidade Perdida (2005), Confidence - O golpe perfeito (2003), Billy Bathgate - O mundo a seus pés (1991) e a versão para o cinema de 1996 da peça American Buffalo, de David Mamet.
Comentários