ESPORTES
Botafogo vence o Vitória por 3 a 1 e leva boa vantagem para Salvador
Com gols de Henrique, Chapinha e Macaíba, Belo consegue boa vantagem para o jogo da volta, em Salvador, na próxima semana. O goleiro Viafra marcou, de penalti, para o Vitória.
Publicado em 16/02/2011 às 22:05
Da Redação
Fotos de Felipe Gesteira
O Botafogo venceu o Vitória por 3 a 1, na sua estreia na Copa do Brasil 2011. Henrique, Chapinha e Macaíba marcaram para o Belo, enquanto que o goleiro Viafra, de pênalti, descontou para o time baiano. Na próxima semana, os dois times se enfrentam no jogo de volta, no estádio Barradão, e mesmo com uma derrota por um gol de diferença, o time paraibano se classifica à próxima fase.
Primeiro tempo
O Vitória tomou a iniciativa de partir para cima, logo nos primeiros minutos do jogo, mas sem levar grande perigo ao gol de Genivaldo. O Botafogo mais estudava as ações do adversário, tentando controlar a bola no meio de campo. Antes dos 10 minutos de jogo, o Vitória conseguiu uma sequência de escanteios, mas a defesa do Belo conseguiu afastar sem grandes problemas.
O Botafogo, aos poucos, foi conseguindo equilibrar a partida e articular jogadas de ataque, que partiam sobretudo dos pés de Chapinha, que foi muito visado pela marcação do time baiano. Aos 17 minutos, Macaíba foi derrubado na área, jogadores e torcida botafoguenses pediram pênalti, mas o árbitro mandou seguir.
O primeiro tempo acabou com um Botafogo mais consciente da responsabilidade, tendo sido protagonista das jogadas mais perigosas, mas que sempre pararam nas mãos do goleiro Viafra. Os dois times, muito receosos no jogo, acabaram por não tirar o zero do placar.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Botafogo logo foi para cima do Vitória. No primeiro minuto, depois de cobrança de falta de Parral, o zagueiro Henrique marcou de cabeça: Belo 1 a 0. O Vitória sofreu o baque do gol e o Belo se aproveitou, dominando a partida. Aos 15, Chapinha, um dos nomes do jogo, marcou um golaço, cobrindo o goleiro Viafra: 2 a 0.
O Vitória, então, teve que sair para o ataque, mas a defesa do Belo estava bem postada e conseguiu evitar grandes sustos. O goleiro Genivaldo, outro grande nome da partida, travava as investidas do time baiano. Mas, aos 40 minutos, de tanto insistir, o Vitória conseguiu diminuir a desvantagem no placar. Cobrando pênalti, bastante contestado pelo jogadores do Belo, o goleiro artilheiro Viafra fez o gol rubro negro: 2 a 1 para o Belo.
Quando parecia que o jogo estava decidido e que o Botafogo administraria o resultado de 2 a 1, já aos 49 do segundo tempo, Paulinho Macaíba marcou o terceiro gol do Belo, levando a torcida ao delírio. Quando o árbitro apitou o final do jogo, o 3 a 1 era o carimbo no passaporte do Botafogo para o jogo da volta, em Salvador, na próxima semana.
Comentários