icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Cordel do Fogo Encantado confirma volta e lançamento de novo disco

Após oito anos, grupo pernambucano decidiu retomar a carreira. Quarto álbum sai em abril.

Publicado em 23/02/2018 às 9:31 | Atualizado em 23/02/2018 às 12:50


                                        
                                            Cordel do Fogo Encantado confirma volta e lançamento de novo disco
Tiago Calazans

				
					Cordel do Fogo Encantado confirma volta e lançamento de novo disco
"Fogo se manteve aceso, as pessoas que admiravam o trabalho não deixaram a chama se apagar", diz Lirinha.. Tiago Calazans

Acabou a espera. O Cordel do Fogo Encantado confirmou nesta sexta-feira (23) que está junto mais uma vez após oito anos de separação. O grupo pernambucano anunciou o lançamento do quarto disco, 'Viagem ao Coração do Sol', para o dia 6 de abril.

Formada por Lirinha (voz), Clayton Barros (violão), Rafa Almeida (percussão), Nego Henrique (percussão) e Emerson Calado (percussão ), o Cordel do Fogo Encantando tinha parado em 2010, depois que Lirinha anunciou que estava saindo, por motivos pessoais.

"Estava há 13 anos sem pausa no Cordel e senti uma necessidade pessoal de experimentar outras formas de compôr. Mas o fogo se manteve aceso, as pessoas que admiravam o trabalho não deixaram a chama se apagar", afirma Lirinha. “Quando nos reencontramos, parecia que estávamos apenas continuando um assunto que tinha ficado no ar. Não teve nenhum estranhamento, somos como uma família, descobrimos muitas coisas junto”, completa.

Os integrantes da banda tomaram a decisão de se reunir novamente há um ano, mas pensaram nisso em vários momentos no tempo em que ficaram separados. Lirinha lembra que a decisão definitiva foi tomada durante o velório do percussionista Naná Vasconcelos, um dos padrinhos do grupo e responsável pela produção do primeiro disco . “Quando estávamos reunidos no dia em que ele faleceu, comentamos que tinhamos que violtar para cantar para Naná. Queria muito que Naná tivesse visto a volta, então, a morte dele mexeu comigo", relembra Lirinha.

Outro compositor do grupo, o violonista Clayton Barros ressaltou que quando a decisão da volta foi tomada, eles se mantiveram calados trabalhando em um planejamento que se concretiza em 2018. "Foi um pouco estranho ter que omitir sobre a volta e, ao mesmo tempo, estar no estúdio gravando. Tudo isso trouxe uma questão emocional que tive que lidar. E agora estou na expectativa de como vai ser, afinal, o mundo mudou bastante desde que anunciamos o fim da banda. Estou bastante curioso para ver o que vem por aí", diz.

'Viagem ao Coração do Sol'

O quarto álbum do Cordel do Fogo Encantado, 'Viagem ao Coração do Sol', foi produzido por Fernando Catatau e vai apresentar ao público canções que ficaram guardadas durante o hiato e outras que foram compostas após a decisão da volta. “Fizemos uma opção estética de não sermos um grupo de releitura ou de glorificação do passado. As novas letras vão dialogar com os sentimentos humanos, com aquilo que nos cerca. Já musicalmente, o Cordel mantém a característica de sempre surpreender", diz Lirinha. O disco que chega às plataformas digitais em 6 de abril foi gravado em São Paulo e Fortaleza.

Além do novo disco, a partir desta sexta-feira, o público poderá conferir os três álbuns do grupo em todas as plataformas de streaming, a discografia completa foi remasterizada. São eles: Cordel do Fogo Encantado (2001), produzido por Naná Vasconcelos, O Palhaço do Circo Sem Futuro (2002), co-produzido pelos próprios integrantes e por Buguinha Dub e Ricardo Bolognine e Transfiguração (2006) produzido por Carlos Eduardo Miranda e Gustavo Lenza.

"A obra do Cordel se tornou rara, pois não lançamos o trabalho nas plataformas de streaming e nem fizemos novas prensagens dos álbuns", comenta Lirinha. Inclusive, a procura pela discografia foi também uma das motivações para a volta: "a procura é bem grande, sempre recebemos mensagens de fãs nos perguntando sobre os discos, foi aí que começamos a entender a importância da história do grupo. Então, fomos convocados a nos mexer e organizar tudo", afirma Lirinha.

Após o lançamento de 'Viagem ao Coração do Sol', o grupo vai anunciar as datas dos shows da nova turnê.

Imagem

Jhonathan Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp