POLÍTICA
'PEC Hugo Chávez' alavanca antecipação de eleição na Câmara
Como consequência da emenda que perpetua a diretoria da Câmara, os vereadores de JP aprovaram a antecipação da eleição da Mesa Diretora para 1º de dezembro.
Publicado em 24/11/2009 às 11:18
Karoline Zilah
Na ausência de vereadores que criticam mudanças no regimento interno da Câmara de João Pessoa, a Casa aprovou nesta terça-feira (24), com apenas um voto contra, a antecipação da eleição de sua Mesa Diretora, que atualmente é presidida pelo vereador Durval Ferreira (PP).
Com a aprovação, os vereadores têm um prazo de 24 horas para formar e apresentar as chapas concorrentes ao pleito, que deve ser convocado ainda esta semana para acontecer no dia 1º de dezembro. Antes da medida, a eleição só deveria ser realizada no final do ano de 2010.
Na semana passada, os vereadores conseguiram aprovar a modificação da Lei Orgânica da cidade de João Pessoa para permitir que a Mesa Diretora possa se perpetuar, ou seja, se reeleger por uma quantidade de vezes indefinida. A polêmica Proposta de Emenda Constitucional ficou conhecida como “PEC Hugo Chávez” e contou com apenas dois votos contra, sendo os de Bira Pereira (PSB) e Geraldo Amorim (PDT).
Na votação desta terça, apenas Amorim estava presente. Fernando Milanez (PMDB), Sandra Marrocos (PSB) e Bira, que já anunciaram que votariam contra a antecipação da eleição da Mesa, não estavam na sessão.
Por 17 votos a 1, Amorim foi o único que se manifestou contra a medida. Indignado e em tom irônico, ele classificou o ato como uma “manobra antidemocrática”, ressaltando que os demais vereadores teriam aproveitado a ausência da oposição para aprovar o projeto.
Comentários