VIDA URBANA
Número de beneficiados com Fies cresce na PB
Quase dois mil estudantes paraibanos recorreram ao Fies, que é aceito em 16 faculdades particulares do estado.
Publicado em 12/04/2012 às 6:30
O número de estudantes cursando a graduação em faculdades particulares através de incentivos financeiros aumentou consideravelmente este ano. De acordo com balanço divulgado na última segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff, de janeiro até o início de abril deste ano, mais de 140 mil estudantes contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Na Paraíba, quase dois mil estudantes procuraram o incentivo no ano passado, disponível em 16 faculdades particulares em todo o Estado. No ano anterior, este número foi de 748 contratos.
Programa do Ministério da Educação (MEC), o Fies se destina a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Segundo o MEC, atualmente, 500 mil universitários no país estudam graças ao Fies. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta, na última segunda-feira, Dilma Rousseff afirmou que ao financiar cursos em universidades privadas, o Fies permite que milhares de jovens estudem mesmo quando não podem pagar as mensalidades. A presidente lembrou que, em 2010, o Fies passou por grande reformulação, que derrubou a taxa de juros de 9% para 3,4% ao ano, além de ampliar o prazo de carência de seis meses para um ano e meio.
Dessa forma, o aluno, depois de formado, passou a ter um tempo maior para começar a pagar as parcelas do financiamento.
"Depois desse período de carência, em que não se paga nada, o estudante tem um prazo equivalente a três vezes a duração do curso e mais 12 meses para pagar o financiamento. Temos ainda outra novidade: o aluno de baixa renda pode agora contar com o Fundo Garantidor, que permite a assinatura do contrato sem a necessidade de fiador", explicou.
Um dos que conquistou o financiamento do Fies foi Danilo Augusto Santos, 23 anos, estudante do 2º semestre de Administração da Faculdade Maurício de Nassau. Ele contou que já aguarda o reembolso das mensalidades custeadas por ele nos meses anteriores. “Mesmo minha família podendo pagar, é muito mais cômodo para mim ter que arcar com os custos da graduação quando estiver exercendo a profissão, pagando do meu próprio bolso”, conta.
Para o estudante do primeiro semestre de Ciências Contábeis, Jair Xavier de Farias, 17 anos, que ingressou na Maurício de Nassau através do Enem, a realização do sonho só será possível graças ao incentivo federal. “Ainda paguei dois meses de mensalidade e a matricula, cada uma delas, se pagas antes do vencimento, chegam a R$ 474,00. Além do reembolso dessas parcelas, para gastar com outras despesas do curso, ainda poderei pagar somente um ano e meio após concluir os estudos”, comemora.
Comentários