COTIDIANO
Tumulto em presídio
Tumulto aconteceu nesta quarta-feira (15), quando os detentos tentaram dominar 14 agentes penitenciários, no horário da visita.
Publicado em 16/08/2012 às 6:00
Aproximadamente 30 disparos foram efetuados na manhã de ontem no interior da Penitenciária Flósculo da Nóbrega – o presídio do Róger – para conter um princípio de rebelião comandado por detentos dos pavilhões 2, 3 e 4, que tentavam dominar a unidade prisional e chegar até a portaria. Conforme a tenente Matilde Coelho, do 1º Batalhão de Polícia Militar, foram usadas apenas balas de elastômero para controlar o tumulto.
Ontem era dia de visita íntima e os detentos aproveitaram o momento em que eram retirados das celas para tentar dominar 14 agentes penitenciários que reforçavam a segurança. Armados com pedras, os presidiários ainda tentaram agredir os funcionários, mas foram contidos pelos tiros efetuados pelos próprios agentes.
“Nós fomos acionados via Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) por volta das 8h, sobre o princípio de rebelião. Os detentos tentaram dominar os agentes penitenciários, fazê-los reféns e chegar até a portaria. Existe a suspeita que eles estivessem insatisfeitos com a exoneração dos antigos agentes que faziam a segurança do presídio e por este motivo se rebelaram”, afirmou a tenente Matilde. Ainda segundo a polícia, os presos também protestaram devido à falta de água no presídio.
O tumulto durou aproximadamente 30 minutos, e, para reforçar a segurança, várias viaturas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram deslocadas para o presídio, mas os policiais não chegaram a entrar no Róger. “Nós só podemos entrar no presídio e conter qualquer tumulto, após recebermos autorização da Secretaria de Administração Penitenciária. Não foi necessário a nossa intervenção, tendo em vista que o tumulto foi controlado pelos próprios agentes”, concluiu a tenente Matilde.
Apesar do princípio de rebelião, nenhum detento ou agente penitenciário saiu ferido e a visita íntima transcorreu normalmente.
Comentários