ECONOMIA
Qualidade traz alta nas vendas
Para conseguir bons resultados, é preciso investir na capacitação e treinamento dos funcionários.
Publicado em 12/08/2012 às 8:00
O supervisor de vendas do Yázigi de João Pessoa, Helton Melo, explica que um bom atendimento reflete diretamente no aumento do número de vendas, propaga o marketing 'boca a boca'. No entanto, para conseguir bons resultados, é preciso investir na capacitação e treinamento dos funcionários. “Às vezes o empresário não quer investir ou, quando investe, geralmente não faz o acompanhamento do funcionário. O controle de qualidade é tão importante quanto os próprios treinamentos”, diz.
O hotel Verde Green demonstra que entendeu o recado. A assistente de sustentabilidade do hotel, Marlone Gonzaga, comenta que a empresa possui um projeto de gestão de pessoas. Por meio dele, o colaborador passa por uma triagem antes mesmo de ser contratado. “Precisamos saber se ele se encaixa na filosofia do hotel. Cada setor investe tem uma matriz de qualificação , tem uma meta e quando esta não é atingida, nós fazemos treinamentos e buscamos consultorias”, explica.
O gerente assistente do Hotel Verde Green, Elizeu Abreu, diz que o hóspede que chega ao hotel é recebido com um padrão de comportamento dos funcionários. “Existe uma postura para os recepcionistas, para as camareiras, para os garçons, mas não só isso. Nos preocupamos em ter excelência no menu do restaurante, em oferecer serviços de internet com qualidade, em promover segurança ao cliente”, exemplifica.
Segundo Marlone, para motivar os funcionários, a empresa trabalha com auxílio de idiomas, de universidade e de cursos técnicos. “Trabalhamos com a motivação para o estudo e aperfeiçoamento de cada empregado. Arcamos com 50% das despesas para aqueles que desejam retornar às salas de aula”, observa.
Pesquisa comprova que bom atendimento vale mais do que o preço. Bom atendimento é mais importante do que o preço ou a qualidade do serviço? Esta questão foi o que motivou os pesquisadores da Shopper Experience a consultar, a pedido do Grupo Padrão, para saber o que os brasileiros preferem em termos de ‘qualidade no atendimento’ e quais empresas mais respeitam o consumidor no país. O estudo concluiu que 61% dos entrevistados acreditam que ser bem atendido é o fator principal quando consomem. Uma parcela de 26% se preocupa com a qualidade e 24% dão prioridade em como a empresa é conhecida no mercado. Para surpresa, apenas 12% acredita que o preço é mais determinante.
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