icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Organização estimula crescimento profissional no interior do Estado

“Trilhando Caminhos para a Geração de Trabalho e Renda na Paraíba” está sendo realizado no auditório do Senac, em João Pessoa.

Publicado em 24/01/2012 às 17:10

A tradição de romper os limites geográficos para alcançar o sucesso profissional vem deixando de ser uma tendência entre os moradores do interior do Estado. Parte dessa mudança é fruto do empreendedorismo, estimulado por instituições como a Essor, organização que trabalha com Educação, Formação e Inserção Profissional e Desenvolvimento Rural, que promove nesta terça-feira (24), em João Pessoa, o Terceiro Encontro de Discussão. Com o tema “Trilhando Caminhos para a Geração de Trabalho e Renda na Paraíba”, o evento está sendo realizado no auditório do Senac, no centro da capital.

Elci Maria de Lima, de 45 anos, conta como seus trabalhos de artesã ficaram conhecidos sem precisar sair da cidade de Pombal. “Comecei em cursos de pinturas, corte e costura, e com o incentivo da turma fiquei motivada a abrir um negócio para mim”, explica. “Comprei uma máquina e fui beneficiada com tecidos pela Essor, foi a mão que faltava porque não tinha capital de giro, mas consegui muito material, pagando uma taxa baixinha para outras coisas, sem contar com as feiras realizadas para juntar todos os produtores.

A experiência da dona de casa, que chega a ganhar até R$350 por mês em encomendas, também foi vivida por moradores das cidades de Sousa, Pombal e Santa Rita. Nessas quatro cidades a organização desenvolve o projeto “Ser Tão Paraibano/a”, que é co-financiado pela União Européia e está contribuindo para que 1.500 jovens e adultos de baixa renda aumentem suas chances de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

O projeto é executado em parceria com o CEMAR – Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva, SENAI, SENAC, SINE, prefeituras das cidades envolvidas, Governo do Estado da Paraíba e ainda parceiros que participam da Rede Ser Tão Paraibano, como Amazona, Ação Social Diocesana de Patos e Cajazeiras, Associação Mulher Centro da Vida, de Santa Rita, Centro de Organização Popular e Defesa de Direitos Humanos de Pombal, entre outras instituições.

Balcão de empregos

Entre as várias ações do projet está o Balcão de Emprego, um espaço de formação e orientação profissional que tem o objetivo de interagir com as ações do governo e empresas privadas, no que diz respeito às políticas públicas de trabalho e renda, fazendo uma ponte entre as comunidades.

Através da iniciativa, agentes de orientação profissional fazem visitas às empresas da região, num levantamento de vagas para divulgação nas comunidades. Dessa forma são realziados cadastros para as vagas e convites para oficinas socioeducativas, voltadas para o desenvolvimento humano e o mundo do trabalho. Dependendo dos perfis, os profissionais são cadastrados e encaminhados às empresas.

Na ação do Balcão de Emprego já foram cadastradas 2.037 pessoas, com 60% de inserção no mercado de trabalho, 176 empresas parceiras e 80 cursos oferecidos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp