COTIDIANO
Suspensão do Paraguai será discutida
Medida será debatida durante a reunião da Cúpula da Unasul
Publicado em 27/11/2012 às 8:00
Os representantes de 11 dos 12 países que formam a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) devem aprovar um conjunto de 30 projetos relativos à infraestrutura da região, que totalizam US$ 13 bilhões, durante a Cúpula da Unasul, no próximo dia 30, em Lima, no Peru. A única ausência é a do presidente do Paraguai, Federico Franco, porque o país está momentaneamente fora do grupo. A suspensão do Paraguai da Unasul, há cinco meses, e medidas conjuntas de segurança e defesa também estarão em discussão. As informações são da Agência Brasil.
Há ainda a expectativa de os presidentes aprovarem comunicado conjunto em defesa de ações para combater a desigualdade social, erradicar o trabalho infantil e estimular a geração de emprego.
Pelos dados do governo peruano, confirmaram presença na cúpula, além dos presidentes do Peru, Ollanta Humala, e do Uruguai, José Pepe Mujica, as presidentas Dilma Rousseff (Brasil) e Cristina Kirchner (Argentina). Ao longo desta semana, integrantes dos conselhos de Defesa Sul-Americano e de Relações Exteriores se reúnem.
Na reunião dos chefes de Estado, um dos focos é a possibilidade de antecipar o fim da suspensão do Paraguai na Unasul. Pela decisão em vigor, o país está suspenso até abril de 2013, quando ocorrem eleições gerais.
Comentários