icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Mais de 200 mil na PB ainda não enviaram IR

Estimativa do Fisco Federal é receber na Paraíba 260 mil declarações este ano; 77,38% dos contribuintes ainda não declararam na Paraíba.

Publicado em 01/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:19

A menos de 30 dias do fim do prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014, mais de 200 mil paraibanos ainda não prestaram contas ao Leão, o que significa dizer que 77,38% dos contribuintes ainda não declararam na Paraíba. Segundo a Delegacia da Receita Federal de João Pessoa, até ontem à tarde, 54.242 pessoas tinham enviado o documento.

A estimativa do Fisco Federal é receber na Paraíba 260 mil declarações este ano. Com o início do prazo da declaração do IR em seis de março, a média de entrega do documento no Estado é de pouco mais de 2 mil por dia, uma prova de que o paraibano deverá deixar a entrega para as últimas semanas.

O delegado da Receita Federal de Campina Grande, José Domingos, afirmou que mesmo com estes números o envio segue o ritmo razoável para o primeiro mês. “Está dentro da expectativa, segue um ritmo razoável”, destacou.

Este ano, o prazo para declarar começou 6 dias depois do que vinha ocorrendo em anos anteriores, portanto os contribuintes vão ter, ao invés de 60 dias, 54 dias para enviar a declaração.

“Mas a Receita disponibilizou o programa para a população fazer a declaração no dia 26 de fevereiro. Então, eles poderiam ter deixado o documento pronto e depois só seria necessário enviar”, lembrou Domingos.

De acordo com ele, a orientação da Receita Federal é para que os paraibanos não deixem a entrega do documento para a última hora e um fator relevante é que tenham bastante atenção com as informações prestadas, para que não caiam em malha fina.

“Pedimos para que o contribuinte faça sua declaração com calma, prestando atenção nos comprovantes de rendimentos e despesas tributáveis como gastos médicos, com saúde e pensão alimentícia para quem tem questões judiciais. Isso é relevante para que não caiam na malha fina”, enfocou.

Quem não enviar a declaração dentro do prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74 podendo chegar a 20% do imposto sobre a renda devido.

OBRIGADAS A DECLARAR

Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013 (ano-base para a declaração do IR deste ano).

O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterio. A entrega da declaração do Imposto de Renda 2014 poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou por meio de dispositivos móveis tablets e smartphones (m-IRPF).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp