icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Autobraz, do Grupo São Braz, é 1ª do país a receber Selo Verde

Autobraz já possui desde 2009 o certificado IQA em Padrões de Atendimento Fiat, que abrange as áreas de vendas e pós-vendas.

Publicado em 04/04/2010 às 8:44

Do Jornal da Paraíba

A concessionária Autobraz, em Natal, Rio Grande do Norte, é a primeira da marca Fiat no Brasil a receber a Certificação Ambiental (Selo Verde) para sua oficina, após auditoria realizada pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Para conquistar esse diferencial, a empresa, que pertence ao Grupo São Braz, passou por diversas adequações para tornar seus processos ecologicamente corretos, corroboradas pela visão de processos já existente na concessionária.

A Autobraz já possui desde 2009 o certificado IQA em Padrões de Atendimento Fiat, que abrange as áreas de vendas e pós-vendas. “Queríamos inovar e trazer melhorias para a oficina, e a certificação ambiental veio completar as conquistas já obtidas anteriormente”, diz Josué Moreira Campos, gerente de Qualidade da empresa.

A empresa investiu na construção de um local específico para armazenagem de materiais inflamáveis, com caixa coletora em casos de vazamentos, uma exigência da certificação. “A contenção impede qualquer contato do líquido com o solo, evitando a contaminação também do lençol freático”, explica José Palacio, coordenador de Serviços Automotivos do IQA. Na concessionária, canaletas instaladas no chão conduzem os líquidos para a caixa coletora, o que permite que o material tenha destinação final correta.

O piso da área de reparo também foi impermeabilizado e toda água de lavagem do chão e dos veículos, contaminada com graxa, poeira, óleo e outros elementos é direcionada para uma caixa coletora. Com isso, o resíduo é separado antes da água ir para o esgoto.

A loja também ampliou a área de separação de resíduos sólidos e orgânicos, para ter controle sobre a coleta seletiva. “Uma das dificuldades hoje das oficinas é entregar os resíduos para empresas que fazem destinação correta do material separado. No caso da Autobraz, a Prefeitura de Natal tem um sistema muito eficiente de coleta, separação e destinação adequada”, destaca José Palacio.

Para a certificação, a Autobraz teve de adequar, ainda, toda instalação de equipamentos contra incêndio. “A empresa ocupa hoje uma área de 18 mil m2 e em 14 anos de funcionamento, passamos por várias reformas, exceto na instalação de incêndio, apesar das frequentes vistorias. Como foi um requisito da certificação, adequamos todo o sistema”, informa o gerente de Qualidade da Autobraz.

Leia mais na edição de domingo do Jornal da Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp