CULTURA
Vaquinha para a Europa
Com o objetivo de levantar fundos para turnê na Europa, 'Os Gonzagas' se apresentam nesta sexta-feira (7) no Ateliê Elioenai Gomes.
Publicado em 07/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/07/2023 às 12:26
A vaquinha não vai para o Brejo, mas para bem longe de João Pessoa. Depois de conquistar a Paraíba e o Brasil, a banda Os Gonzagas está juntando dinheiro para fazer a primeira turnê internacional. O show que levanta fundos para a viagem à Europa, onde vão participar do Forró Festival London, na capital inglesa, e passar por Irlanda e Portugal, será nesta sexta-feira, às 21h, na Ateliê Elioenai Gomes. Os ingressos custam R$ 15,00.
O sonho da turnê começou no ano passado, quando o grupo venceu o 13ª Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit), no Espírito Santo. A conquista foi tripla: além dos troféus de melhor banda e melhor letra pela canção 'Ah, se eu fosse dois' (que vai integrar o primeiro EP previsto para ser lançado quando voltarem da viagem), Os Gonzagas ganharam o direito de participar do tradicional Forró Festival London, que este ano está em sua 6ª edição.
"O festival disponibilizava passagem para três integrantes. Com o resto a gente teve que se virar", conta Daniel Costa (voz e zabumba), um dos sete membros da formação composta por Yuri Gonzaga (voz e sanfona), Felipe Alcântara (voz e triângulo), Carlos Henrique (sanfona), Gonzaguinha (guitarra), Hugo Leonardo (baixo) e Caio Bruno (bateria).
Para atingir a meta de 50 mil, estipulada para a agenda marcada a partir da terça-feira para Londres, Dublin e Lisboa, Os Gonzagas enveredaram até pela moda: no show de hoje, os jovens lançam uma grife própria, a 'Bodega do Lua'. Toda a renda coletada com a venda dos artigos será direcionada ao pagamento das despesas relacionadas com a excursão para o exterior.
"A organização de toda a turnê foi difícil e complicada, mas a expectativa é a melhor possível", garante Daniel. "É uma alegria, em dois anos com essa formação, poder alcançar essa projeção e nos lançar no mercado internacional."
Segundo o zabumbeiro, a viagem para outros países além da Inglaterra, destino inicial da banda, foi articulada por Felipe Alcântara, triangulista e um dos principais compositores, que já morou por um período na Europa, onde entrou em contato com a "cena forrozeira de lá".
Cena forrozeira? Fora do Brasil? "O circuito de forró na Europa é muito forte", diz Daniel. "Muita gente do exterior entra em contato com a gente e muita gente já abraçou a cultura tanto da música quanto da dança. Há vários festivais não só na Inglaterra, mas em Portugal e na Alemanha. Conhecemos alguns brasileiros que moram nessas cidades e tocam forró."
A última viagem dos meninos, juntos, foi pelo Sudeste, onde visitaram São Paulo e Rio de Janeiro, tocando em casas tradicionais como a paulistana Canto da Ema, onde já se apresentaram ícones do forró como Elba Ramalho. "Fomos muito bem recebidos e todo mundo chama a gente pra voltar", revela Daniel. "Foi um enriquecimento pessoal e para o conjunto."
O aguardado EP sai em abril, depois do retorno que será no dia 28 deste mês. O disco estará sendo prensado com cinco faixas inéditas e autorais enquanto Os Gonzagas estiverem conhecendo os palcos do Velho Continente. No Varadouro, além da palhinha do trabalho, o quinteto prepara clássicos pé de serra de Jackson do Pandeiro, Flávio José e, claro, o padrinho Luiz Gonzaga.
Comentários