icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Saúde libera vacinação de todos os grupos prioritários contra a Gripe A

Estado tem mais de 720 mil doses de vacina e optou pela antecipação do calendário de imunização, a partir da próxima segunda-feira.

Publicado em 02/04/2010 às 16:28

Da Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) decidiu liberar a vacinação contra a Gripe A para todos os oito grupos prioritários. A partir da próxima semana, qualquer pessoa que esteja dentro dos critérios da campanha (profissionais de saúde; índios; gestantes; crianças de 6 meses a 2 anos; doentes crônicos, incluindo os idosos, e jovens e adultos entre 20 e 39 anos) poderá procurar um dos 1.007 postos de saúde distribuídos nos 223 municípios, mesmo que a data de sua vacinação já tenha passado ou ainda não tenha chegado. O Estado tem mais de 720 mil doses disponíveis e, por isso, antecipou a vacinação.

O coordenador estadual da Imunização, Walter Albuquerque, explicou que a Paraíba foi o primeiro Estado a decidir pela antecipação da vacinação e o fato foi comunicado ao Ministério da Saúde.

“Temos vacinas em nossos postos e queremos evitar que as pessoas que estão buscando por elas, voltem para suas casas sem serem atendidas, somente porque precisam seguir um calendário. Até esta quinta-feira, a Paraíba era o sétimo Estado que mais tinha vacinado contra a gripe (mais de 172 mil pessoas), mas ainda há muita gente que precisa ser imunizada. A meta é vacinar pelo menos 80% de uma população estimada em 1.750.172 paraibanos”, explicou.

A campanha teve início no dia 8 de março e se estende até dia 21 de maio. Até agora, foram disponibilizadas vacinas para cinco grupos: trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos de idade e doentes crônicos. Quem faz parte de um deles e ainda não foi imunizado deve tomar a vacina o mais rápido possível.

Vacinados

Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), a Paraíba vacinou 48.514 profissionais de saúde (superando a meta que era 37.700 pessoas desse grupo); 11.527 dos 12.716 índios estimados; 19.829 gestantes, de um total de 69.322; 50.182 doentes crônicos de uma população estimada em 197.104; 42.821 crianças das 91.328 que devem ser imunizadas e apenas 15 adultos dos 802.434 que deverão receber a vacina.

Novas doses

A SES recebeu mais 720 mil doses da vacina, que só serão distribuídas depois do feriado da Semana Santa. Walter Albuquerque lembrou que os municípios precisam atualizar o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). “Até o dia 30, 117 municípios da Paraíba atualizaram as informações no PNI. Só podemos enviar novas doses, quando o município informar no Sistema que as pessoas estão se vacinando, caso contrário a gente deduz que há doses sobrando”, explicou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp