VIDA URBANA
STTP vai implantar faixas elevadas para pedestres na frente de escolas
Medida busca garantir segurança de estudantes na cidade.
Publicado em 21/03/2018 às 12:45
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) vai iniciar esse semestre, em Campina Grande, na região do Agreste, o processo de implantação de faixas elevadas para pedestres na frente ou em áreas próximas de escolas públicas e privadas na cidade. A medida, segundo o Superintendente da STTP, Félix Araújo Neto, busca garantir a segurança de estudantes e cumprir a Lei Municipal nº 6.886, sancionada pela administração esse ano, após aprovação da Câmara Municipal.
“O processo de implantação das faixas elevadas está em fase estudo pela equipe técnica da STTP, uma vez que se faz necessário observar a localização de cada escola, mas o trabalho vai começar ainda esse semestre. É uma medida de segurança importante para os pedestres, especialmente, neste caso para os estudantes da cidade que vão ser beneficiados”, ressaltou Félix Araújo Neto.
Ainda de acordo com o Superintendente, a implantação de faixas elevadas para pedestres não é novidade, considerando que algumas áreas na cidade já contam o suporte. “Fizemos durante o ano passado, a implantação de várias faixas elevadas em Campina Grande. Isso ocorreu através de escolas privadas e outros estabelecimentos, a partir da consolidação de parcerias. Neste caso, a STTP fez o estudo técnico de impacto no trânsito e o interessado cumpriu com a parte orçamentária para implantação. O que vai ser realizado esse ano é continuidade desse processo, agora partindo da própria gestão pública, considerando a legislação aprovada”, concluiu.
Estudo técnico
De acordo com a STTP, o processo de implantação depende de um estudo técnico realizado por especialistas para definir o ponto adequado para colocação da faixa elevada. “Existem várias situações em consideração ao processo de implantação. É preciso observar se a escola está localizada em uma descida ou esquina e também analisar o fluxo de veículos. A implantação só acontece após a conclusão do estudo técnico, que inclui também outros fatores”, explicou o Superintendente.
Campanha educativa
Além da implantação de faixas elevadas, a Lei Municipal nº 6.886 estabelece a necessidade de campanha educativa, direcionada para pedestres e condutores informando sobre o processo de mudança de elevação da faixa na via.
Comentários