VIDA URBANA
Abastecimento de água deve ser normalizado nesta quinta-feira, diz Cagepa
Segundo órgão, sistema de captação de água só voltou a funcionar nesta madrugada.
Publicado em 22/03/2018 às 9:46 | Atualizado em 22/03/2018 às 15:10
O serviço de abastecimento de água nas cidades do estado da Paraíba deve ser normalizado até o fim desta quinta-feira (22), conforme informação do diretor de operação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), José Mota Victor. O abastecimento de água no estado foi interrompido depois do apagão elétrico que durou cerca de quatro horas entre a tarde e a noite da quarta-feira (21). Devido a falta de eletricidade, o sistema de captação de água ficou paralisado e só voltou a funcionar na madrugada desta quinta-feira, por volta das 2h.
“Logicamente quando existe uma situação dessa é gerado vários transtornos para o sistema de abastecimento. Só conseguimos regularizar a rede de captação por volta das 2h de hoje. Isso causou uma condição de esvaziamento nas estações, e consequentemente, deixou a população sem água em alguns municípios. O processo de recuperação em todo sistema de captação é gradual e deve voltar ao normal até o fim desta quinta-feira", disse José Mota Victor.
>>> Após apagão, energia é gradualmente restabelecida em cidades da Paraíba
Ainda de acordo com o diretor de operação, dois vazamentos foram registrados na rede que abastece o município de Bayeux e parte da cidade de João Pessoa. "Foram encontrados dois vazamentos na rede que abastece Bayeux e uma parte de João Pessoa, que atinge a área do Centro e o Bairro dos Estados, mas isso já está sendo corrigido e não vai afetar o trabalho de normalização no sistema. Nenhum equipamento foi danificado até o momento em questão do apagão, mas o processo ainda é avaliado em todo estado", explicou.
José Mota Victor disse ainda que o processo de recuperação do sistema de abastecimento não pode ser imediato. "A normalização da rede acontece gradativamente para que não ocorra danos na tubulação. É necessário também antes do processo de distribuição para o sistema, o controle na estação de tratamento e isso requer tempo", concluiu.
Apagão
Conforme informações da Energisa, o apagão ocorreu devido a um problema técnico na Usina de Belo Monte, que interrompeu o fornecimento de energia para as regiões Norte, Nordeste e parte do Sudeste. Em João Pessoa, a queda de energia provocou o desligamento dos sinais de trânsito e o tráfego ficou complicado.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), por sua vez, disse que as causas do problema ainda não foram identificadas. Segundo o órgão, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000MW de energia. “As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso”.
Comentários