icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Empresa Júnior amplia visão

Experiência nos cursos de graduação permite não apenas que o universitário faça estágio diretamente na sua área.

Publicado em 18/11/2012 às 12:00


Diante do pouco exercício dos conceitos assimilados em sala de aula em alguns cursos, estudantes universitários tendem a partir para alternativas que lhes permitam adquirir experiência e preparo para o mercado de trabalho. Além do estágio, a chamada Empresa Júnior surge como uma saída viável que permite ao aluno não apenas atuar diretamente em sua área de interesse sob a orientação de um professor, mas que amplie sua visão.

Em atuação há 21 anos, a EJA Consultoria, do curso de Administração da UFPB, presta serviços nas áreas de marketing, finanças, gestão de pessoas e projetos, especialmente nas micro e pequenas empresas paraibanas. Para o diretor de projetos da empresa, Rairon Abílio, a EJA possibilita que os seus 21 membros aprendam na prática o dia a dia de um profissional de administração.

“Este é um curso que forma muita gente todos os anos, assim como Direito, e, por isso, a concorrência é enorme. Sendo assim, acho que a experiência de mercado, a prática, é o que faz a diferença lá fora, tanto que quase 100% dos alunos que saem da EJA já são contratados por uma das empresas com as quais nós trabalhamos”, comentou o estudante, que entrou para o grupo há um ano e meio.

O empenho dos integrantes da EJA até já rendeu homenagens ao grupo, a exemplo do Prêmio Paraibano de Qualidade (PPQ), que avalia a gestão dos negócios locais. “Ganhamos ao lado de empresas como a Coca-Cola Guararapes e a Softcom, o que foi bastante gratificante”, disse.

Em virtude das conquistas e da experiência proporcionada, Rairon garante que o interesse por parte dos estudantes é intenso, “por essa razão, fazemos uma seleção bem criteriosa, de dois ou três meses de duração. Nesse período, realizamos um programa de trainee, dando aulas sobre as nossas áreas de interesse e, ao final, o candidato tem de apresentar um plano de negócio”, resumiu Rairon.

De acordo com o coordenador do curso de Administração, a EJA Consultoria está entre as 20 melhores do país. O sucesso é tamanho que muitos alunos acabam recusando inúmeras propostas de emprego em decorrência da intensa procura.

“Eles têm um programa de trainee promovido por eles mesmos, além de ciclos que contam com a participação de professores para debater determinados assuntos. A iniciativa de manter uma empresa júnior é essencial na formação do aluno, especialmente em cursos muito ligados à gestão, como administração, economia e ciências contábeis”, ressaltou o professor João Neto.

“Nosso diferencial está no preço. Muitas empresas optam por trabalhar conosco porque cobramos valores bem abaixo do mercado. Nosso interesse está no conhecimento, em aprender o que não é possível em sala de aula, então só cobramos o suficiente para manter a própria empresa”, concluiu o aluno.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp