EDUCAÇÃO
Representante do MEC fala em ação conjunta com Oi Futuro
Na quinta-feira (11), o encontro Tonomundo, contou com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC).
Publicado em 12/09/2008 às 10:13
Maurício Melo,
enviado especial em Natal
Na quinta-feira (11), o encontro Tonomundo, contou com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC). Eles mostraram os esforços do governo de tentar usar a tecnologia para desenvolver a educação no país. O evento é promovido pelo Instituto Oi Futuro e acontece em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 9 e 13 deste mês.
O secretário de ensino à distância do ministério, Wellington Maciel, participou do encontro com a intenção de promover a aproximação entre o Oi Tonomundo e os projetos e programas do Governo Federal, como o Proinfo e o Banda Larga na Escola. “Viemos conhecer e ficamos impressionados com os bons resultados apresentados pelo programa. Queremos aproveitar esses professores que já mostraram que estão interessados em fazer a diferença”, revelou.
Segundo ele, os projetos de ensino à distância e o Tonomundo são programas que se completam e devem trabalhar juntos. “O Proinfo está aberto para oferecer laboratórios de informática a qualquer escola pública do Brasil, basta o prefeito da cidade aderir e garantir um espaço seguro, com móveis e com energia elétrica onde os equipamentos possam ser instalados”. Uma vez informatizadas, iniciativas como as do Oi Futuro podem ser implementados mais facilmente.
Wellington contou que no início do Proinfo, se exigia que as salas tivessem ar-condicionados e uma rede de cabos lógicos, mas que “agora com as novas máquinas que esquentam menos e com transmissão de dados sem fio, as exigências diminuíram”. Mesmo assim, boa parte dos 27 mil computadores que o MEC já comprou ainda está guardada. Muitos estão esperando que os prefeitos organizem as salas.
O representante do ministério contou que o governo pretende fazer com que todas as escolas públicas do país tenham um laboratório de informática até 2011. Ele explicou que existem programas complementares que darão suporte e que “as escolas que tiverem problemas estruturais poderão ser agraciadas com outros projetos antes de receber seus computadores”.
“O governo quer que a educação melhore. Para isso investe na tecnologia, na estruturação das escolas e na capacitação de professores. Já foram capacitados 300 mil professores da rede pública de ensino, que tem cerca de 5 milhões deles. É só uma pequena parte, mas é o começo de um trabalho”, concluiu.
Lançamento do Portal do Professor
Anna Christina Azevedo, outra representante da Secretaria Ensino à Distância do ministério, também esteve no evento de Natal e falou sobre o lançamento do Portal do Professor (clique e conheça): espaço na Internet, onde professores de todo o país podem encontrar informações úteis para montar suas aulas e fazer pesquisas.
Segundo ela, a página eletrônica também disponibiliza textos e livros eletrônicos numa grande biblioteca virtual. Além disso, o Portal oferece áreas de interatividade onde os professores poderão se cadastrar e trocar informações on-line com outros professores do país e de fora.
“Muitos dos nossos visitantes são de fora do país. O interesse por nossos conteúdos é impressionante”, comemorou. De acordo com os primeiros dados colhidos, já passam dos 177 mil acessos à página somente nos últimos três meses. “E sem divulgação, hein?”, chama a atenção.
Comentários