VIDA URBANA
Sobe para dez o número de açudes sangrando na Paraíba; Boqueirão passa dos 24% do volume
Outros reservatórios no estado também acumulam boa recarga hídrica; veja quais.
Publicado em 11/04/2018 às 13:48 | Atualizado em 11/04/2018 às 19:01
O número de açudes sangrando na Paraíba subiu para 10 nesta quarta-feira (11), depois das chuvas registradas nas últimas semanas sobre as regiões do estado. A quantidade de mananciais transbordando é oito vezes maior comparado ao período de janeiro deste ano, quando apenas dois açudes estavam com 100% do volume de água; Olho D'água, em Mari e São José II, na cidade de Monteiro, esse último em questão da transposição das águas do Rio São Francisco.
>>> Após 7 anos de seca, açude sangra e população agradece com orações
Os açudes que estão sangrando são: Araçagi, na cidade de Araçagi; Bom Jesus, em Carrapateira; Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios; Cafundó, em Serra Grande; Manoel Marcionilo, em Taperoá; Olho D’água, em Mari; São José I, em São José de Piranhas; São José II, na cidade de Monteiro; Pimenta, em Piancó e Vazante, localizado no município de Diamante. Os dados são do relatório de monitoramento hídrico da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).
>>> Defesa Civis de João Pessoa e Cabedelo estão em estado de alerta
Recarga hídrica
O açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, deve atingir nas próximas horas o volume de 100 milhões de metros cúbicos de água. Segundo a Aesa, o manancial acumula nesta quarta-feira o número de 99.949.170,08 milhões de cúbicos de água, o equivalente a 24,28%.
Na região do Sertão, o açude Coremas atingiu 81.433.825,44 milhões de metros cúbicos de água, pouco mais de 13% de toda capacidade hídrica. O manancial em janeiro deste ano chegou ao nível 3,97%, acumulando menos de 24 milhões de metros cúbicos de água.
O volume de água do açude Engenheiro Ávidos localizado em Cajazeiras, também na região do Sertão, quase que dobrou no período das últimas duas semanas. No dia 5 de abril, o manancial acumulava pouco mais de 22 milhões de metros cúbicos de água, cerca de 8% de sua capacidade. Nesta quarta-feira, o açude ultrapassou o índice de 16% da capacidade hídrica total, acumulando mais de 42 milhões de metros cúbicos de água.
>>> Açude sangra em Taperoá após chuvas na região do Cariri
A barragem da Farinha no município de Patos ultrapassou o volume de 11 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 43% de toda capacidade. O reservatório acumulava em fevereiro deste ano menos de 1% de sua condição hídrica, pouco mais de 130 mil metros cúbicos de água.
Situação crítica
Apesar das chuvas registradas desde o início de janeiro na Paraíba, 73 reservatórios dos 127 monitorados pela Aesa estão com menos de 20% da capacidade hídrica total. Destes, sete estão com 0% do volume de água. Outros 44 açudes estão com o índice hídrico acima de 20%.
Alerta para mais chuvas
A previsão do tempo para Paraíba divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nesta quarta-feira indica condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuvas com 'perigo potencial', entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, podendo acompanhar descargas elétricas e rajadas de vento em áreas isoladas até às 23h59 do dia 12 de abril.
Comentários