POLÍTICA
Empréstimo de U$ 100 milhões para Cidades Sustentáveis vai ao Senado em 15 dias
Cartaxo participou de reunião com BID para destravar recursos.
Publicado em 13/04/2018 às 15:02 | Atualizado em 13/04/2018 às 16:18
O prefeito Luciano Cartaxo (PV) participou na manhã desta sexta-feira (13) de uma rodada de reuniões articuladas pelo presidente em exercício do Senado, Cássio Cunha Lima, na Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, em Brasília, para acelerar o processo de liberação do empréstimo de U$ 100 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O recurso será utilizado para a implementação do Projeto João Pessoa Cidade Sustentável, em parceria também com a Caixa Econômica Federal. A expectativa é de que nos próximos 15 dias, o projeto esteja com o parecer pronto para ser enviado ao Senado Federal.
“Fiz questão de marcar essa agenda de trabalho porque a Secretaria do Tesouro precisar liberar o projeto para que o Senado possa aprova-lo. Como é um empréstimo internacional do BID, a prefeitura de João Pessoa precisa do aval do Senado, e queremos mais rapidez nesse processo”, explica Cássio.
A audiência foi realizada com a subsecretária de Relações Intergovernamentais do Tesouro Nacional, Priscilla Santana, e contou com a participação do secretário da Receita de João Pessoa, Adenilson Oliveira, e o contador do Município, Ronilli Pacelli.
Durante a tarde, haverá uma reunião técnica para a análise de novos documentos que foram encaminhados, para que possa ser elaborado o parecer final.
“Acrescentamos novos documentos que serão analisados pelo Tesouro Nacional e acreditamos que muito em breve o Tesouro Nacional apresente o seu parecer para que os senadores possam votar e aprovar o empréstimo, que será fundamental para executarmos nosso planejamento para a João Pessoa que queremos pelos próximos 30 anos. A aprovação no Senado é a última fase e contamos com o apoio dos nossos senadores”, afirmou Cartaxo.
O projeto conta com 60 ações de grande porte que vão preparar a Capital paraibana para quando ela atingir a marca de um milhão de habitantes. Dentre as ações, estão a construção de conjuntos habitacionais no complexo da Beira Rio, envolvendo oito comunidades que serão completamente urbanizadas; a implementação da Escola de Governança e Gestão, que irá qualificar cada vez mais os profissionais da Prefeitura; além de um investimento importante na segurança urbana e cidadã, por meio da instalação do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), onde será unificado todo o monitoramento da cidade, do trânsito às equipes de prevenção de desastres naturais, entre outras ações.
Comentários