VIDA URBANA
Tratamento é feito em três hospitais
Assistência gratuita aos doentes é feita pelos Hospitais Universitários de JP e CG e também pelo Complexo Hospitalar Clementino Fraga.
Publicado em 07/12/2012 às 6:00
Apesar de serem altamente contagiosas, a hepatite e a meningite têm cura. Na Paraíba, o tratamento para as doenças infectocontagiosas é oferecido no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), localizado em Campina Grande, no Complexo Hospitalar Clementino Fraga e no Hospital Universitário Lauro Wanderley, ambos instalados em João Pessoa. Nesses locais, os pacientes podem realizar exames, ser examinados por médicos e até permanecer internados, caso seja necessário.
No Hospital Universitário Lauro Wanderley, por exemplo, existem 32 leitos para internação, como explica a médica infectologista e coordenadora da unidade de Doenças Infectocontagiosas, Luciana Holmes.
“Temos equipes que permanecem de plantão durante as 24 horas diárias, para receber os pacientes que, geralmente, são encaminhados para cá por outros serviços de saúde, que identificam algum sintoma das patologias infectocontagiosas.
Raramente, um paciente chega aqui por conta própria, por não ter condições de identificar, sozinhos, esses sintomas”, diz.
O Clementino Fraga, localizado no bairro de Jaguaribe, é outra unidade de saúde de João Pessoa especializada na assistência aos portadores de doenças infectocontagiosas. Além de consultas com especialistas, o local oferece medicamentos e é o responsável pelo atendimento da maior demanda de pacientes da capital. No local, há cerca de 30 mil pacientes atualmente, em tratamento contra dez tipos de doenças.
Comentários