icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Abordando mudança de gênero, 'A Garota Dinamarquesa' chega aos cinemas da PB

Longa conta a vida do pintor que foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero.

Publicado em 18/02/2016 às 8:00

Hoje em dia é muito fácil confundir a diferença entre a questão de gênero e a orientação sexual para quem não é bem informado. Imagine numa época como nas primeiras décadas do século 20.

Esse tema ganha tonalidades na cinebiografia da pintora Lili Elbe (1882-1931), A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl, EUA , Reino Unido, Alemanha, 2015), filme que estreia hoje nos cinemas de João Pessoa.

O longa dirigido por Tom Hooper (ganhador do Oscar por O Discurso do Rei) acompanha a vida de Elbe (interpretado por Eddie Redmayne, o que lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar este ano), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero.

Mas, retomando a observação no começo do texto, isso não quer dizer que ele era homossexual. O longa-metragem aborda também seu relacionamento amoroso com a também pintora Gerda Wegener (Alicia Vikander, indicada na categoria de coadjuvante).

O britânico Redmayne recebeu a estatueta dourada no ano passado pela sua interpretação mediúnica do físico Stephen Hawking em A Teoria de Tudo. No páreo este ano está o franco favorito Leonardo DiCaprio pelo seu papel em O Regresso, ainda em cartaz nos cinemas paraibanos.

Já a sueca Alicia Vikander (que também está presente na sci-fi Ex_Machina) chegou a ganhar prêmios como o do Sindicato dos Atores. No Oscar, ela deve enfrentar o favoritismo da britânica Kate Winslet em outra cinebiografia, Steve Jobs.

'Cinco Graças' entra em cartaz

Uma das cinco produções que desbancaram o brasileiro Que Horas Ela Volta? na categoria do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, estreia no projeto 'Cinema de Arte' do Cinépolis (Manaíra Shopping), em João Pessoa, o drama Cinco Graças (Mustang, França, Alemanha, Turquia, 2015).

No início de verão numa aldeia da Turquia, cinco irmãs voltam da escola brincando com um grupo de garotos, o que causará um escândalo de consequências inesperadas. A casa da família se transforma progressivamente numa prisão em que as prendas domésticas substituem a escola e os casamentos começam a ser negociados. Movidas pelo mesmo desejo de liberdade, o quinteto tentará romper os limites impostos pela sociedade turca.

Primeiro longa da diretora Deniz Gamze Ergüven, o filme participou da 'Quinzena dos Realizadores' de Cannes.


Confira as outras estreias na Paraíba:

Boneco do Mal. No filme de terror, uma jovem norte-americana (Lauren Cohan, da série 'The Walking Dead') que aceita um trabalho como babá em uma pequena vila inglesa. Porém, o garoto de quem ela tem que cuidar é, na verdade, um boneco de quem o casal cuida como se fosse de verdade. Após violar uma lista de regras, uma série de eventos inexplicáveis acontecem. Estreia em JP, CG e Patos.

13 Horas - Os soldados secretos de Benghazi. Apesar de 'baseado em fatos' e 'um filme de Michael Bay' parecer ser impossível estar no mesmo texto, esse filme do diretor de 'Transformers' tem um pé na realidade. Um grupo de seis soldados que trabalham na Líbia precisaram defender um posto diplomático que recebe a visita de um embaixador norte-americano. Estreia apenas em JP.

Horas Decisivas. Falando em 'Boneco do Mal', o cineasta de 'A Garota Ideal' (no qual um homem se apaixona por um manequim), Craig Gillespie, dirige o filme inspirado numa história real dos anos 1950: o resgate de tripulantes de uma plataforma de petróleo que é destruída por uma nevasca. O filme tem Chris Pine (o Capitão Kirk de 'Star Trek') e Casey Affleck ('Medo da Verdade') no elenco. Em JP e CG.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp