VIDA URBANA
João Pessoa registra 115 mm de chuva em 72 horas; Defesa Civil emite alerta de mais chuvas
Durante o período, árvores caíram na Capital.
Publicado em 25/04/2018 às 10:04 | Atualizado em 25/04/2018 às 16:46
Entre a segunda-feira (23) e a manhã desta quarta-feira (25), choveu cerca de 115 milímetros em João Pessoa, de acordo com a Defesa Civil Municipal, sendo registrados 72 milímetros de chuva apenas nas últimas 24 horas. De acordo com o coordenador do órgão, Noé Estrela, quatro árvores caíram devido as chuvas nos bairros de Miramar, Cruz das Armas, Mangabeira e Jaguaribe.
"Na noite da terça-feira recebemos um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais [Cemaden] sobre chuvas altas moderadas aqui em João Pessoa. Desde então, emitimos um alerta para as Secretarias operacionais e a partir de então estamos todos em sobreaviso", afirma o coordenador.
Ainda de acordo com Noé Estrela, João Pessoa possui dois pontos críticos de alagamento onde os pedestres e motoristas devem redobrar à atenção durante este período de chuva, são eles a ladeira entre os bairros de Mangabeira e Valentina e em frente ao Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.
Além de João Pessoa, o Cemaden emitiu, nesta quarta-feira (25), alerta de risco de deslizamentos para a cidade de Pitimbu. A previsão é que a região continue com chuvas moderadas até o fim de semana. Já no nordeste, está iniciando o período chuvoso que se estende até o mês de junho.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a previsão para João Pessoa é de tempo estável com possibilidade de chuvas nas próximas horas.
O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu alerta com previsão é de chuvas entre 20 a 30mm/hora ou até 50 mm/dia, acompanhando descargas elétricas e rajadas de vento nas regiões da Paraíba. Ainda há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos até esta quarta-feira (25).
A recomendação do Alert-AS, é que a população evite enfrentar os momentos de mau tempo, observe alterações nas encostas, evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomadas e, em casa de incidentes, entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Campina Grande
Em Campina Grande, na região do Agreste, a Defesa Civil registrou a queda de três árvores na cidade; uma na lateral do Hospital Antônio Targino que atingiu um veículo; outra no trecho do canal de Bodocongó e uma outra no bairro Monte Santo. Em todos os casos não houve o registro de nenhum ferido.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de CG, Ruiter Sansão, além das chuvas a principal preocupação do órgão é em relação aos ventos fortes na região. "Com essa previsão, precisamos ficar em alerta, pois em nossa região traz muito tombamento de árvores", diz.
Ainda de acordo com o coordenador, a Defesa Civil do Município tem realizados ações, na manhã desta quarta-feira (25), com o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Serviço Urbano, Secretaria de Obras, Assistência Social e Meteorologia, para prevenir danos devido ao tempo na região de Campina Grande.
Segundo a Aesa, choveu 27mm em Campina Grande nas últimas 48 horas.
Confira o clima na Paraíba de acordo com previsão da Aesa:
Litoral: 30 ºC máx | 23 ºC min
Brejo: 28 ºC máx | 23 ºC min
Cariri/Cutimataú: 31 ºC máx | 19 ºC min
Sertão: 34 ºC máx | 23 ºC min
Alto Sertão: 33 ºC máx | 21 ºC min
Comentários