VIDA URBANA
Em menos de seis dias, Paraíba registra segunda morte por H1N1 em 2018
A morte foi registrada em Guarabira, Agrestre paraibano.
Publicado em 26/04/2018 às 8:38 | Atualizado em 26/04/2018 às 13:23
Foi confirmada na quarta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) uma morte por influenza A do subtipo H1N1 no município de Guarabira, Agreste paraibano. Em seis dias, esta é a segunda morte por este vírus no estado durante o ano de 2018. A primeira foi confirmada pela SES no município de Cabedelo. Além das mortes por H1N1, também foram confirmadas duas por influenza A do subtipo H3. Outros quatro casos suspeitos foram descartados.
Segundo a SES, foram notificados 51 casos suspeitos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, destes, dois casos (4%) foram confirmados para influenza sazonal. Foi descartada a presença do vírus da Influenza em 33 casos (64%). Os demais seguem em investigação.
A SES observa que, no entanto, as notificações realizadas por SRAG englobam um número maior de doenças respiratórias, o que eleva o número de casos notificados atualmente, com o objetivo de conhecer o comportamento não só das doenças ocasionadas pela influenza, como também das pneumonias.
Campanha de Vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou desde a última segunda-feira (23) e segue até o dia 1ª de junho, em todas as unidades de saúde dos 223 municípios do estado. A meta é vacinar 90% das pessoas que integram o grupo de risco e assim garantir uma proteção para a população.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Confira as datas da vacinação por grupos:
23/04 a 04/05 – Trabalhadores de Saúde da rede hospitalar, UPA e SAMU;
25/04 – Início da vacinação dos trabalhadores de saúde, gestante e puérperas nas USFs;
30/04 – Início da vacinação de crianças, idosos, portadores de doença crônica;
07/05 – Inicio da vacinação dos professores de escolas públicas e privadas;
12/05 – Dia “D” todos os grupos prioritários.
Comentários