ECONOMIA
Feira de animais em Pombal deve atrair R$ 1 mi em negócios
Pombal realiza 11ª Feira de Animais com o objetivo de fortalecer o potencial na criação de ovinos, caprinos e bovinos da cidade.
Publicado em 07/07/2008 às 17:48
Da Redação
Com informações da Assessoria do Sebrae-PB
O município de Pombal realiza desta terça-feira (8) à sábado (12) a 11ª Feira de Animais. O evento, realizado pela Associação dos Criadores de Pombal (ACP), acontecerá no Parque de Exposições Atêncio Bezerra Wanderley e tem o objetivo de fortalecer o potencial na criação de ovinos, caprinos e bovinos da cidade.
A feira tem como objetivo gerar novos negócios e incrementar a economia local, através da divulgação, melhoramento genético e comercialização do rebanho existente na região. Para esta edição, os organizadores esperam aproximadamente um milhão em negócios gerados nos cinco dias de evento.
Durante a feira ocorrerá exposições do ranking estadual e nacional de caprinos e ovinos da raça Santa Inês, além de torneios de vacas leiteiras. O rebanho da região é considerado um dos melhores do País. Uma prova disso, é que os três primeiros lugares da Exposição Nacional em São Luiz , no Maranhão, foram conquistados por animais de Pombal.
O evento ainda trará a mostra de raças bovinas como Girolando, Holandesa, Gir e Pardo-Suíça, possibilitando oportunidades de negócios de compra e venda na região. O III Leilão Terra de Campeões acontece na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e contará com a cobertura exclusiva do Terra Viva, onde o interessado pode fazer o lance de qualquer parte do Brasil, possibilitando uma maior facilidade de compra e aumentando as perspectivas de venda para os produtores locais
Segundo o criador Lavoisier Paixão, o leilão é uma grande oportunidade de fechar negócios e ampliar a atividade a partir do contato com outros produtores. "Trata-se do maior leilão nacional da raça Santa Inês, por isso o evento costuma atrair criadores de vários estados", afirma o criador.
A estimativa é que 10 mil pessoas visitem a feira, que terá a participação de expositores do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Ceará. Edno Dantas, presidente da Associação dos Criadores de Pombal, explica que o evento é de extrema importância para o município, já que lá estão agregados grandes criadores. “A feira proporciona a esses criadores a troca de informações e experiências para o melhoramento genético do rebanho, bem como sua comercialização”, destacou.
A Feira de Animais de Pombal conta com o apoio da Associação dos Produtores de Leite de Pombal (APLP), Sebrae, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA) e Senar. A ação faz parte do Pacto de Cooperação Vale do Piranhas.
Comentários