COTIDIANO
Orla marítima será monitorada por câmeras
Serão reforçadas também a iluminação em em pontos considerados propícios à ocorrência de crimes.
Publicado em 14/10/2011 às 6:30
O verão se aproxima e com ele aumenta o fluxo de turistas e, consequentemente, o número de delitos praticados por criminosos na orla marítima de João Pessoa. Para prevenir que os crimes aconteçam, o Conselho de Segurança Turística, formado pela Polícia Militar em parceria com a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) e a iniciativa privada, irá instalar até o início da estação câmeras de segurança e reforçar a iluminação em pontos considerados propícios à ocorrência de crimes.
A medida ficou acordada após um reunião realizada na manhã de ontem, na sede da PBTur. Os principais problemas enfrentados pela polícia na orla marítima são os furtos, roubos a veículos e crimes patrimoniais. A exploração sexual, o tráfico de drogas, os moradores de rua e pessoas em situação de risco social também, porém, também preocupam.
“Com o local iluminado e o policiamento ostensivo nós esperamos intimidar os criminosos e diminuir esse tipo de delito,” explicou o capitão Onierbeth Oliveira, comandante da Companhia Especial de Atendimento ao Turista (Ceatur).
A Polícia Militar ainda irá realizar um mapeamento dos locais que devem receber as câmeras de segurança. “Existe a possibilidade dessas câmeras realizarem escaneamento facial. Ela vai focar no rosto da pessoa e já será feito um levantamento no sistema da polícia para saber se aquele indivíduo já praticou delitos,” completou o capitão Onierbeth Oliveira.
O presidente da Associação de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel), Marcos Muccini avaliou como sendo positiva a criação do Conselho de Segurança Turística e a implantação de um plano de segurança para o próximo verão. Já o diretor de marketing da PBTur, Temis Cabral, garantiu que além da segurança, os profissionais que trabalham na orla também passarão por qualificação profissional.
Comentários