icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Calendário do PSS suspenso

Interrupção temporária do PSS acontece devido à necessidade de adequar o concurso às novas normas referentes ao ingresso por reservas de vagas.

Publicado em 24/10/2012 às 6:00


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) suspendeu o calendário do Processo Seletivo Seriado (PSS-2013). As provas para o PSS 1 e 2 que estavam agendadas para os dias 18 e 19 de novembro serão remarcadas e não devem ser aplicadas no próximo mês. O PSS 3 também será adiado.

A interrupção temporária do processo seletivo acontece devido à necessidade de adequar o concurso às novas normas referentes ao ingresso por reservas de vagas nas universidades federais determinadas pelo Ministério da Educação (MEC), através do decreto 7.824 do último dia 11.

Além do PSS-2013, também foram suspensos os Processos Seletivos para os cursos de graduação em Música, Teatro, Artes Visuais, Tradução e Cursos Sequenciais em Música. No total, mais de 41 mil candidatos estão inscritos para o PSS e disputam 5.136 vagas em cursos superiores da UFPB e no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Todos terão de esperar.

Segundo o presidente da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), professor João Lins, não há prazos definidos para a realização do processo seletivo. “É prematuro falar em datas”, declarou. Conforme antecipou o JORNAL DA PARAÍBA na edição do dia 17 de outubro, as mudanças determinadas pelo MEC atrapalharam o concurso. No último dia 15, a Coperve já havia suspendido a divulgação da concorrência do PSS pelo mesmo motivo.

De acordo com o reitor da UFPB, Rômulo Polari, as mudanças no PSS vão ser discutidas pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). “Mesmo a instituição já possuindo reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, alguns pontos precisam ser modificados”, explicou o reitor.

Contudo, o percentual de 35% das vagas do PSS-2013 para preenchimento através do sistema de cotas deverá ser mantido.

A determinação do MEC é que todas as universidades deverão, até agosto de 2016, implantar a lei de cotas e reservar 50% das vagas para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O percentual reservado poderá ser elevado gradualmente, começando em 12,5% já neste ano.

Entre os critérios que precisarão sofrer alteração no PSS 2013 está a exigência dos estudantes terem cursado todo o Ensino Médio e pelo menos três séries do Ensino Fundamental em escola pública. Pela nova regra, a exigência é apenas do Ensino Médio. Já a reserva de vagas de acordo com o grupo étnico também terá novidades. Pela nova regra, pelo menos metade das vagas destinadas a estudantes de escolas públicas serão para candidatos com renda igual ou superior a um salário-mínimo e meio (R$ 933,00) – o critério de renda atualmente não era exigido dentro do sistema de cotas sociais já implantado na UFPB. As outras vagas reservadas restantes serão preenchidas por pessoas que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

De acordo com o presidente da Coperve, após definições de novas regras para o PSS-2013, deverá ser lançado um novo edital do concurso com a distribuição de vagas e definição do prazo que os candidatos já inscritos terão para fazer a opção pelo sistema de cotas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp