VIDA URBANA
Conheça o carro favorito dos paraibanos na hora de comprar o 0km
Espaço interno, conforto e tecnologia são destaques no líder de vendas no estado.
Publicado em 14/05/2018 às 7:00 | Atualizado em 14/05/2018 às 15:25
Neste domingo (13) comemorou-se o Dia Mundial do Automóvel. Carro sempre foi uma das paixões dos brasileiros e o sonho de consumo de muitos. Então, o JORNAL DA PARAÍBA procurou saber qual o veículo preferido pelos paraibanos na hora de comprar o 0 km.
De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), até o fim do mês de abril, o Chevrolet Onix acumulava 58.390 unidades vendidas em 2018, em todo o Brasil. Apenas no mês de abril, foram vendidas 16.617 unidades.
Líder no mercado nacional, o Onix também lidera o mercado paraibano. No mês de abril deste ano foram emplacados 195 unidades. Número que representa cerca de 45% a mais do que o principal concorrente no segmento.
A tecnologia disponível no carro, o consumo de combustível e o valor de revenda fazem, de acordo com o consultor de vendas da Autovia Adones Gomes de França Neto, a diferença na hora da escolha do hatch compacto.
"Atualmente a versão mais vendida é a LT, e os clientes buscam um carro com tecnologia, muita autonomia e também o valor de revenda do bem. Por isso, o Onix é o carro preferido pelos paraibanos", afirma Adones.
O veículo da Chevrolet é vendido em seis versões, Joy, LT, Advantage, LTZ, Activ e Effect. A de entrada é a Joy, que ainda apresenta o visual da primeira geração do hatch. Com preços que podem variar entre R$ 43.290,00, na versão de entrada, e pode chegar a R$ 68.600,00 na versão Active com pintura metálica e com o opcional disponível, de acordo com a tabela disponível pela Chevrolet.
Entre os destaques do veículo está o espaço interno, com 2528 mm de distância entre eixos, o Onix é o que oferece o maior espaço para as pernas entre os veteranos do segmento. Outro ponto a favor do veículo são os confortáveis assentos que acomodam bem, tanto o motorista como os passageiros. Em relação ao espaço, o hatch deixa um pouco a desejar no porta-malas que comporta apenas 289 litros.
A área envidraçada na frente e na lateral permite uma boa visibilidade e ajuda nas manobras do dia a dia. Um ponto que talvez dificulte seja o pequeno para-brisa traseiro, contudo ferramentas como sensor de ré ajudam na hora de estacionar.
Outro item do carro que facilita no dia a dia é a direção elétrica bastante leve em baixa velocidade, que facilita no trânsito da cidade e que endurece progressivamente de acordo com a velocidade, passando segurança na estrada.
Motor
O carro é oferecido com duas opções de motor. O 1.0, presente nas versões Joy e LT, desenvolve 80 cavalos quando abastecido com etanol e 78 cavalos abastecido com gasolina. A outra opção de motor é o 1.4, que desenvolve 106 cavalos quando abastecido com etanol e 98 com gasolina no tanque, e pode ainda ser encontrado acoplado ao câmbio manual de seis marchas ou automático, de também seis marchas, pode é oferecido nas demais versões do veículo.
Em tempos de aumento de preço nos combustíveis o consumo do carro se torna uma fator fundamental. O motor 1.0 na versão Joy, de acordo com os dados divulgados pelo Inmetro, abastecido com etanol o carro faz 10,8 km/l na estrada e 9,1 km/l na cidade, quando abastecido com o combustível fóssil o cossumo é de 15,3 km/l na estrada e de 12,9 km/l na cidade.
Com mais folêgo, o motor 1.4 apresenta consumo próximo ao 1.0. De acordo com o Inmetro, no versão LT (manual), o motor 1.4, quando abastecido com etanol, faz 10,2 km/l na estrada e 8,6 km/l na cidade. Já quando gasolina no tanque os números são de 14,9 km/l na estrada e 12,5/km/l na cidade.
Em ambos os motores é possível encontrar um câmbio de seis marchas além de marcha a ré, seja ele manual ou automático. A sexta marcha traz mais economia ao veículo ao permitir que ele trafegue com menores rotações. Na versão manual o câmbio possui bons ajustes e engates precisos. No entanto, o câmbio automático parece ser o melhor casamento com o motor 1.4. O passar de machas é suave, quase imperceptível aos passageiros.
A versão 1.0 apresenta fôlego suficiente para o trânsito da cidade, contudo deixa um pouco a desejar nas subidas de ladeiras mais ingrimes e quando na estrada, nas retomadas de velocidade. Quem tiver condições de pagar R$ 5 mil a mais entre o 1.0 na versão LT e o 1.4, também na versão LT, o motor 1.4 é a melhor opção, já que a diferença no consumo é pequena e há o ganho no desempenho.
Tecnologia a bordo
Um dos pontos mais procurados pelos apaixonados pelos carros atualmente, a central multimídia e a tecnologia a bordo pode ser decisivo na hora da compra. Nas versões a partir da LT é possível acrescentar ao veículo o MyLink, uma central multimídia com uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, que permite a integração com smartphones a partir dos aplicativos Android Auto e Apple Car.
Uma opção, encontrada exclusivamente nos veículos Chevrolet, é o OnStar. Com a ferramenta é possível travar e destravar as portas à distância, se estacionou e não sabe onde parou o carro é possível acionar as luzes e a buzina. Ainda é possível ter um diagnósticos do veículo com informações sobre a quilometragem, pressão de pneus. O sistema permite auxiliar na localização do veículo em caso de incidentes e ainda o serviço de concierge, que ajuda a descobrir novos lugares, reversar hotéis e restaurantes, por exemplo.
Em João Pessoa o Chevrolet Onix pode ser comprado nas concessionárias Brazmotors, que fica na BR-230, próximo ao Hospital de Trauma de João Pessoa e também na Autovia, que fica na avenida Pedro II, no Centro da capital.
Comentários