ECONOMIA
Planseq turismo chega a JP e recebe adesão do mercado turístico
Ministério do Trabalho e Emprego, junto com o Ministério do Turismo, contemplou a cidade de João Pessoa com o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) na área de turismo.
Publicado em 15/06/2009 às 10:24
Da Redação
Com Turismo em Foco
O Ministério do Trabalho e Emprego, junto com o Ministério do Turismo, contemplou a cidade de João Pessoa com o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) na área de turismo. Já implantado em diversos destinos do país, o plano vai qualificar e causar forte impacto econômico, além de preparar a cidade para receber turistas e visitantes.
Em João Pessoa, o turismo tem influenciado a absorção da força de trabalho, pois envolve, além da hospitalidade, gastronomia e eventos, os mais diversos setores da economia. Embora esteja em crescimento, o turismo demanda trabalhadores bem preparados. O objetivo do Planseq é preparar a mão-de-obra local a fim de ser absorvida pelo mercado, beneficiando tanto a população como a economia local.
O Planseq é um plano orientado visando a execução de ações emergenciais, estruturantes ou setoriais de qualificação social e profissional, desenvolvidas a partir de demandas governamentais, sindicais, empresariais ou sociais.
A expectativa do Planseq em 2009 é qualificar na capital cerca de 381 trabalhadores, com cursos de recepcionista de hotel, camareira/arrumador, garçom e cozinheiro. Para se inscrever no Planseq é necessário ter concluído o ensino fundamental, ter no mínimo 18 anos completos e estar desempregado.
Na Paraíba, o plano para o setor de Turismo será lançado no quinta-feira (18) e conta com o apoio institucional da Prefeitura de João Pessoa, através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Turismo e Sedesp (SINE/JP), do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e SINE/PB, além da adesão de representatividades do mercado turístico, como: Abrasel e o Convention & Visitors Bureau de João Pessoa.
Comentários