VIDA URBANA
Entenda o que significa 'desligar o sinal analógico'
No dia 30 de maio, o sinal analógico será desligado em João Pessoa e mais 12 cidades.
Publicado em 15/05/2018 às 19:05 | Atualizado em 16/05/2018 às 8:43
Faltam 15 dias para o desligamento do sinal analógico na região de João Pessoa e mais 12 cidades. O dia 30 de maio é a data marcada para a realização da mudança e quem não tem o kit de conversor digital ou não possui uma TV com o conversor embutido, vai ficar sem conseguir assistir aos canais de TV Aberta.
O principal objetivo desta mudança é liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. Esta tecnologia que permite o acesso a internet em dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets possuem uma cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.
Além disso, o sinal digital oferece uma imagem mais nítida, uma melhor qualidade de som, sem ruídos e interferências. Outra vantagem é a inclusão que ela oferece. O closed captions, sistema que coloca legendas nas programações, continua a existir. A novidade é a áudio descrição que vai estar disponível nesse novo sinal.
Antena
Para conseguir o acessou ao sinal digital, é necessário tem uma antena UHF, na área externa da casa, de preferência no telhado. No caso de edifícios, é necessário apenas uma antena. Ela é capaz de distribuir o sinal com a mesma qualidade para todas as unidades do prédio.
Distribuição de kits
Os kit estão sendo distribuídos gratuitamente pela Seja Digital, uma entidade criada exclusivamente para operar no desligamento do sinal analógico. Para conseguir um kit gratuito é para quem recebe por algum programa social do Governo. Porém, só precisam de conversores as televisões de tubo ou as de tela plana que não possuem o conversor embutido. Em geral, as TV's fabricadas depois de 2010 já possuem o conversor. Apesar de precisar apenas de uma antena, cada TV precisa de um conversor.
Comentários