ECONOMIA
Aventura no interior de São Paulo
Famosa por seu Eco Turismo, Brotas no interior de São Paulo abriga o maior planetário da América Latina.
Publicado em 13/01/2013 às 6:00
Ana Paula Almeida
Especial para Turismo & Negócios
Viajar e se sentir em casa é privilégio para poucos, mas quem vai a Brotas, interior de São Paulo, tem grandes chances de viver essa experiência. A hospitalidade é o que chama a atenção do turista logo que ele pisa na cidade, famosa por seu Eco Turismo.
Mas nem só de aventura vive a cidade, já que o município abriga também o maior planetário da América Latina desde 2001, um local repleto de diversão e conhecimento.
Lá o visitante une conhecimento e lazer ao conhecer seus telescópios ultra potentes, conhece mais sobre os astros e é apresentado a uma nova visão do Universo.
Brotas oferece tecnologia, computação gráfica e equipamentos especiais de última geração. É na cidade onde funciona o maior centro de astronomia da América Latina, o CEU (Centro de Estudos do Universo).
O CEU possui anfiteatro multimídia, observatório primitivo todo feito em pedra, observatório moderno com telescópio robotizado, sala de planetário e até base para lançamento de mini-foguetes.
Em dias de céu limpo, os turistas podem observar constelações e planetas pelos telescópios de última geração, mas a vista já é privilegiada a olho nu, já que a ausência de poluição química e luminosa na região garante a observação do céu.
Para os fãs de astronomia, uma boa notícia: são duas horas e meia de passeio num lugar onde o ensino da própria astronomia, astronáutica, geologia e ciências é prioridade.
Durante a “Sessão Planetário”, o visitante explora o céu noturno, conhece as principais estrelas e constelações, planetas visíveis a olho nu, Via Láctea e mitologia. É lá também que uma viagem imaginária pelos mais belos astros de nossa galáxia é realizada.
Já na “Sessão Observatório” é possível conhecer astros e estrelas por meio de telescópios robotizados, entre as mais belas constelações está a conhecida por “Caixinha de Jóias”.
Comentários