icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governadores eleitos discutem pauta única e agenda positiva para a Região Nordeste

Do encontro será elaborado a Carta dos Governadores Eleitos com propostas consolidades de todos os estados da região.

Publicado em 09/12/2014 às 12:13

Governadores eleitos dos estados do Nordeste estão reunidos em João Pessoa nesta terça-feira (9) em João Pessoa para discutir uma pauta única e convergente para a região e elaborar uma carta a ser lançada no final do evento. Dentre os assuntos em pauta estão a transposição do Rio São Francisco, a ferrovia Transnordestina, projetos de turismo, logística, infrestrutura hídrica, melhorias dos portos e aeroportos e o mais comum entre todos os parcipantes, a criação de novas fontes de financiamento para a saúde pública.

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), anfitrião do Encontro, destacou que os novos gestores vão discutir uma pauta regional e a criação de uma agenda positiva para o País. “Não dá para colocar como dogma, exclusivamente, o equilíbrio fiscal, pois não se pode deixar de investir em infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e comprometer uma população que representa 28% de todo o país”, observou Ricardo. Ricardo defende ainda que a partir de 2015 os estados tenham acesso, através do BNDES, a linha de financiamentos específicas para fazer investimentos.

O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD) listou dentre os problemas mais graves do estado dele a falencia da oferta de água. Ele defende a integração dos recursos hidricos das bacias do nordeste com uma das soluções para a região. Citou ainda a carga tributária, o resgate de autonomia da região e um tratamento igualitário para o Nordeste em relação às outras regiões do Brasil. Com relação à segurança, Faria pede mais investimentos em segurança pública e a criação de uma política integrada e preventiva voltada para os estados. "Essa reunião é fundamental para defender o povo nordestino", resumiu.

Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco defende a criação de uma politica de desenvolvimento regional para que o Nordeste possa se igualar às outras regiões. "Há uma ausencia de políticas que cheguem até nós. Um dos desafios é arrecadar mais sem aumentar tributos é ter uma política de melhoria da arrecadação, um controle maior dos gastos publicos, sem aumentar tributo", disse.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) destacou a necessidade de discutir questões relativas ao equilíbrio fiscal e financeiro dos Estados.

Para Flávio Dino (PCdoB), governador eleito do Maranhão, é preciso defender políticas sociais, de desenvolvimento regional e proteger a região de cortes no orçamentos. "É hora do Nordeste poder ter esse apoio do Governo federal e continuar, portanto, servir de locomotiva desse processo de retomada do crescimento econômico do Brasil”, afirmou.

De Sergipe, veio o vice-governador, Belivaldo Chagas (PSB). Dentre as principais dificuldades do seu estado. ele destacou a previdência, falta de recursos para a saúde, a segurança pública e educação. “No momento, a maior preocupação nossa é a questão de ordem previdenciária, nós estamos com um aporte de custos muito alto para a situação financeira de Sergipe, esse aporte tem feito com que os recursos que poderiam ser direcionados para investimentos nas diversas áreas acabem alocados para cobrir esse déficit da previdência”, ressaltou.

Além de Ricardo Coutinho participam do evento, Camilo Santana (PT), do Ceará; Robinson Faria (PSD), do Rio Grande do Norte; Renan Filho (PMDB), de Alagoas; Rui Costa (PT), da Bahia; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Flávio Dino (PC do B), Maranhão; e Wellington Dias (PT), do Piauí e o vice-governador Belivaldo Chagas Silva (PSB), de Sergipe.

O evento foi aberto durante a manhã. A tarde os governadores trabalham sem a presença de outras autoridades ou da imprensa para construir a Carta Carta dos Governadores Eleitos. A apresentação do documento está previsto para às 16h.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp